Sul-Americana 2026 nasce histórica e reúne gigantes do futebol continental
Reunindo ao menos dez campeões da Libertadores e dezenas de títulos continentais, edição de 2026 desponta como a mais robusta e competitiva da história
Por Da Redação
Créditos: Conmebol
Antes mesmo do início da competição, a Copa Sul-Americana de 2026 já chama atenção pelo tamanho que terá. A edição do próximo ano será a maior da história do torneio, principalmente pela quantidade de clubes campeões da Libertadores que já estão confirmados. Ao todo, pelo menos dez vencedores da principal competição sul-americana estarão em campo, somando 22 títulos de Libertadores, um número que nunca havia sido visto na Sul-Americana.
Entre os clubes já garantidos estão alguns dos nomes mais tradicionais do futebol do continente. O Santos, tricampeão da Libertadores, volta a disputar uma competição internacional ao lado de Grêmio e São Paulo, que também têm três títulos cada. O São Paulo ainda soma uma conquista da própria Sul-Americana. Da Argentina, o River Plate chega com quatro títulos da Libertadores e um da Sul-Americana, além de Racing e San Lorenzo, que também já venceram ambos os torneios continentais. O Olimpia, do Paraguai, tricampeão da Libertadores, o Atlético Nacional da Colômbia, bicampeão da Libertadores e o Atlético Mineiro, campeão em 2013, completam a lista inicial de campeões confirmados.
No Brasil, a final da Copa do Brasil garante que Corinthians ou Vasco estarão na Sul-Americana de 2026. Os dois clubes já venceram a Libertadores, e quem perder a decisão ficará com a vaga na “Sula”.
Além dos campeões da Libertadores, a competição terá outros clubes tradicionais do futebol sul-americano. O Universidad de Chile, campeão da Sul-Americana em 2011 e um dos maiores times do país, estará na disputa. O América de Cali, vice-campeão da Libertadores em três oportunidades nos anos 1980, também aparece como um dos representantes de peso, assim como o Nacional do Paraguai, finalista da Libertadores em 2014, e o Cienciano, campeão da Sul-Americana em 2003.
A lista pode crescer ainda mais com os clubes que forem eliminados na fase preliminar da Libertadores. Times como Argentinos Juniors e Botafogo, ambos campeões da Libertadores, além de Alianza Lima, Sporting Cristal, Liverpool do Uruguai e Independiente de Medellín, podem acabar integrando a Sul-Americana. Também existe a possibilidade de LDU, campeã da Libertadores em 2008 e da Sul-Americana em 2009, ou do Barcelona de Guayaquil ficarem fora da fase de grupos da Libertadores e reforçarem a competição.
O cenário que se desenha é de uma Copa Sul-Americana com muitos clubes grandes e de tradição, algo que ajuda a explicar a importância que o torneio terá em 2026. Em muitos casos, essas presenças são o reflexo de campanhas irregulares nos campeonatos nacionais, mas também dão um peso maior à competição. Com uma Libertadores cada vez mais dominada por clubes brasileiros e menos equilibrada, a Sul-Americana surge como um torneio mais competitivo e que tende a ganhar a atenção do torcedor que ama o futebol “Sudaca”.
Sorteio
A Conmebol realizou na tarde de quinta-feira (18), em Luque, no Paraguai, o sorteio da primeira fase da Copa Sul-Americana de 2026. O evento marca o início da segunda principal competição do continente, que não contará com equipes brasileiras nesta etapa inicial, embora reúna clubes tradicionais da América do Sul desde o começo do torneio.
Como de costume, os confrontos em jogo único da primeira fase da Grande Conquista ocorrem entre clubes do mesmo país. Os vencedores avançam à fase de grupos, onde se juntam aos representantes de Brasil e Argentina e aos quatro eliminados da terceira fase da Libertadores. Ainda assim, algumas vagas permanecem pendentes de definição pelas ligas nacionais.
A Grande Conquista de 2026 terá sua primeira partida em março, com a grande final marcada para 21 de novembro, em Barranquilla, Colômbia. Em ano de Copa do Mundo, as competições continentais da Conmebol terão uma pausa, sendo que a Sul-Americana será disputada até a fase de grupos antes do início do torneio da Fifa, previsto para 11 de junho. Antes da Copa do Mundo, ocorrerão os jogos de playoffs qualificatórios para a fase de grupos e as seis rodadas da fase de grupos, além do sorteio dos confrontos e do chaveamento pré-oitavas de final, realizado antes do Mundial.
Confira todos os confrontos das fases preliminares da Sul-Americana
Paraguai
Nacional vs Recoleta
Sportivo Trinidense vs Olimpia
Peru
Alianza Atlético vs Deportivo Garcilaso
Cienciano vs Melgar
Uruguai
Montevideo City Torque vs Defensor
Boston River vs Racing
Venezuela
Academia Puerto Cabello vs Monagas
Caracas vs Metropolitanos
Bolívia
Bolívia 3 vs Bolívia 4
Bolívia 2 vs Bolívia 1
Chile
Universidad de Chile vs Palestino
Cobresal vs Audax Italiano
Colômbia
Atético Nacional vs Millonarios
América de Cali vs Atlético Bucaramanga
Equador
Equador 4 vs Equador 2
Equador 1 vs Equador 3
