Sonho da casa própria: Aproximadamente 1,3 mil famílias serão contempladas em Cascavel
Parte dos imóveis já está em andamento. Os empreendimentos serão construídos em diferentes regiões da cidade, como os bairros Canadá, Morumbi, Universitário e Interlagos. As novas moradias fazem parte de programas como Minha Casa Minha Vida e Pró-Moradia.

Eliane Alexandrino/Cascavel
O município de Cascavel segue em expansão, prestes a completar 74 anos no dia 14 de novembro. Conhecida como a Capital da Produção, a cidade soma atualmente 368.195 habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O número representa um crescimento de 5,8% em relação ao Censo de 2022, ou seja, mais de 20 mil novos moradores passaram a viver na Capital do Oeste paranaense.
O prefeito Renato Silva (PL), por meio da Cohavel (Companhia Habitacional de Cascavel), deve assinar nos próximos dias quatro projetos de lei que autorizam a construção de novos conjuntos habitacionais. Juntos, eles somarão 600 unidades, beneficiando centenas de famílias cascavelenses com a conquista da casa própria.
De acordo com a Cohavel, as moradias serão construídas nos bairros Canadá, Morumbi, Interlagos e Universitário. A assinatura está prevista para esta terça-feira (9), na Câmara Municipal de Vereadores.
“A gente manda para a Câmara, ela autoriza e, na sequência, fazemos o processo licitatório para contratar a empresa. Se não me engano, o prazo será de seis meses para aprovação junto à Caixa Econômica Federal e, depois, o início das obras. Então já está destinado a Cascavel 600 unidades. A assinatura deve ocorrer nesta terça-feira (9), na Câmara”, afirmou o presidente da Cohavel, Henrique Milani.
Renato Silva ressaltou a importância de realizar o sonho da casa própria para centenas de famílias, e principalmente para aqueles que mais precisam.
“Um dos nossos compromissos de governo é avançar na garantia de moradia digna para os cidadãos que mais precisam. Já estamos com mais de 700 lares em construção, mas o objetivo é ampliar ainda mais. Por isso é que estamos viabilizando mais 600 moradias que serão construídas aqui em Cascavel, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida - FAR. Isso tudo é possível graças ao nosso modo de governar buscando parcerias de resultados. A sociedade, em especial os mais humildes, é que se beneficiam deste trabalho", ressaltou o prefeito Renato Silva.
Obras em andamento
Atualmente, Cascavel tem 701 novas unidades habitacionais populares em construção, distribuídas em diversas regiões. Os empreendimentos fazem parte de programas como Minha Casa Minha Vida (nas modalidades FAR e Entidades) e Pró-Moradia.
Uma das obras mais avançadas é o Conjunto Favo de Mel, do Programa Pró-Moradia, com 117 unidades. Segundo a Cohavel, esse é o empreendimento em estágio mais adiantado e deve ser o primeiro a ser entregue.
A execução simultânea representa uma das maiores frentes habitacionais recentes do município, coordenada pela Cohavel em parceria com o governo federal. Apesar do avanço, não há previsão de novas entregas em 2025 além das já concluídas em meses anteriores. Cada projeto segue um cronograma próprio, acompanhado pela equipe técnica da companhia.
Conjuntos em construção
Conjunto Favo de Mel – Programa Pró-Moradia: 117 unidades habitacionais
-
MCMV-FAR (Siena): 128 unidades
-
MCMV-FAR (Quatro Estações): 144 unidades
-
MCMV-FAR (Alvorada): 96 unidades (fase inicial)
-
MCMV-Entidades (Presidente): 120 unidades (fase inicial)
-
MCMV-Entidades (Jaborá): 96 unidades (fase inicial)
Como se candidatar a um imóvel?
Os interessados em conquistar a casa própria por meio dos programas habitacionais da Cohavel podem se inscrever a qualquer momento pelo site oficial da companhia (www.cohavel.com.br). O cadastro é online e contínuo, mas cada programa pode abrir chamadas específicas, com critérios como renda familiar ou perfil socioeconômico.
Os documentos básicos exigidos são: RG e CPF do responsável familiar, comprovante de residência, comprovante de renda e certidão de nascimento ou casamento. As inscrições são gratuitas e não há necessidade de comparecimento presencial para iniciar o processo.
Regularização fundiária
Além da construção de novas moradias, a Cohavel também atua na regularização fundiária com obras de infraestrutura. Um dos exemplos é o projeto em andamento no Loteamento Wilson Gonçalves, no bairro Cascavel Velho.
“É uma obra muito esperada pelos moradores daquela região. Agora, junto com a Secretaria de Obras, a Cohavel está levando asfalto, rede de drenagem, calçadas e outras melhorias fundamentais para dar dignidade e qualidade de vida às 181 famílias que residem lá”, destacou o presidente da Cohavel, Henrique Milani.
Foto: Assessoria
