Eleição em Portugal leva esquerda e extrema direita ao segundo turno
País terá segunda votação pela primeira vez em quatro décadas; primeiro turno foi concluído neste domingo (18).
Créditos: Reprodução Internet
António José Seguro e André Ventura vão disputar o segundo turno da eleição presidencial de Portugal. Com 99,08% das urnas apuradas, Antônio José Seguro ficou em primeiro lugar, com 31,05% dos votos. Já André Ventura teve 23,54% dos votos.
A eleição presidencial portuguesa terá segundo turno pela primeira vez em 40 anos. A nova votação está provisoriamente marcada para o dia 8 de fevereiro, segundo dados oficiais da apuração.
Embora o cargo de presidente em Portugal tenha caráter majoritariamente cerimonial, a função concentra atribuições relevantes. Entre elas estão a possibilidade de dissolver o Parlamento em situações específicas, convocar eleições legislativas antecipadas e vetar projetos de lei aprovados pelos deputados.
A ida de dois candidatos ao segundo turno marca uma mudança no padrão recente das eleições presidenciais no país, tradicionalmente decididas em turno único.
Quem é António José Seguro
Aos 63 anos, António José Seguro é ex-líder do Partido Socialista. Ele deixou a vida política partidária após perder a liderança da sigla, em 2014, para António Costa.
Seguro anunciou sua candidatura à Presidência em junho do ano passado. Atualmente, atua como empresário nos setores de turismo, agricultura e produtos alimentares. É licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Autónoma de Lisboa e mestre em Ciência Política pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), em Lisboa.
Quem é André Ventura
Com 42 anos, André Ventura é fundador e líder do partido Chega. Ele ganhou projeção nacional após atuar como comentarista esportivo na televisão e consolidou sua legenda como uma das principais forças políticas do país.
Em 2025, o Chega tornou-se a segunda maior bancada no Parlamento português, com um discurso centrado no combate à corrupção e na restrição à imigração. Analistas políticos costumam definir o partido como fortemente associado à figura de Ventura, que já declarou publicamente a intenção de disputar o cargo de primeiro-ministro.
