Renan Calheiros será o relator da proposta que isenta do IR quem ganha até R$ 5 mil no Senado
Calheiros afirmou que o texto deve ser analisado e votado em até 30 dias. Segundo ele, o Senado poderá fazer ajustes pontuais, com eventuais supressões
Por Da Redação

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) foi escolhido relator do projeto que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda para trabalhadores que ganham até R$ 5 mil mensais. A proposta, aprovada de forma unânime pela Câmara dos Deputados na última semana, deve tramitar apenas na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) antes de seguir para votação no plenário do Senado.
Calheiros afirmou que o texto deve ser analisado e votado em até 30 dias. Segundo ele, o Senado poderá fazer ajustes pontuais, com eventuais supressões, para evitar que o projeto precise retornar à Câmara. “A ideia é garantir celeridade e aprovar a medida o quanto antes, sem alterar seu mérito”, disse o parlamentar.
O projeto, aprovado por 493 votos favoráveis na Câmara, prevê isenção total do Imposto de Renda para cerca de 16 milhões de brasileiros. O relator na Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), acatou apenas três das mais de cem emendas apresentadas, incluindo a prorrogação até 2028 para pagamento de lucros e dividendos de 2025 não quitados e a dedução de taxas judiciais arrecadadas por cartórios.
Com o nome de Renan Calheiros à frente da relatoria, o governo aposta em uma tramitação rápida e sem impasses no Senado, permitindo que a nova faixa de isenção comece a valer já no próximo ano-base.
