Primeira massa de ar frio da primavera climática avança pelo Sul do Brasil
Sistema derruba temperaturas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com mínimas negativas previstas e possibilidade de geada localizada no fim de semana
Por Gazeta do Paraná

A primeira massa de ar frio da chamada primavera climática, que se estende de setembro a novembro, tem chegada marcada para o final desta semana no Sul do Brasil. O sistema ingressa pelo Oeste e Sul do Rio Grande do Sul na quinta-feira (4) e, até sexta, já alcança Santa Catarina e Paraná, trazendo queda acentuada das temperaturas e alívio do calor também em parte do Centro-Oeste e do Sudeste.
Na sexta-feira, o frio será mais intenso em todo o território gaúcho. Com muitas nuvens e chuva, a Serra e os Aparados terão temperaturas entre 5ºC e 8ºC, enquanto nas demais regiões os termômetros devem marcar entre 12ºC e 15ºC. As madrugadas mais geladas serão no sábado e domingo, especialmente na Campanha, Serra do Sudeste e fronteira com o Uruguai, onde há previsão de mínimas negativas.
Em Porto Alegre, a quinta-feira será chuvosa, com resfriamento à noite. Na sexta, máximas não devem passar de 15ºC, bem abaixo da média histórica de setembro (22,8ºC). No sábado, mínimas de 8ºC a 9ºC antecedem uma tarde mais agradável.
O ar frio terá efeito limitado no Centro-Oeste, com breve queda de temperatura em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. No Sudeste, o impacto será maior em áreas litorâneas. Em São Paulo, o fim de semana terá máximas entre 17ºC e 20ºC, enquanto no Rio de Janeiro são esperadas nuvens, chuva, vento e queda de temperatura. Há possibilidade de geada no Rio Grande do Sul, mas de forma localizada.
Com informações da MetSul
