GCAST

Presidente da Ceasa Paraná, Éder Bublitz declara apoio a Alexandre Curi e Rafael Greca e confirma pré-candidatura em 2026

Dirigente faz balanço da gestão à frente da Ceasa desde 2019, destaca investimentos, programas sociais e defende renovação política com foco no social e no produtor rural

Por Eliane Alexandrino

Presidente da Ceasa Paraná, Éder Bublitz declara apoio a Alexandre Curi e Rafael Greca e confirma pré-candidatura em 2026 Créditos: Eliane Alexandrino

O diretor-presidente da Ceasa Paraná, Éder Bublitz, confirmou apoio ao deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi (PSD), e ao secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, para as eleições de 2026. Durante entrevista, Bublitz também confirmou que trabalha na construção de uma pré-candidatura a deputado federal e fez um balanço da atuação da Ceasa no Estado desde que assumiu a presidência, em 2019.

Ao relembrar o início da gestão, Éder Bublitz destacou o desafio de resgatar a credibilidade da instituição e valorizar os trabalhadores que atuam nas centrais de abastecimento.
“A gente, quando assumiu a Ceasa como presidente, em 2019, encontrou uma Ceasa mais do que tudo desacreditada. Era um local de gente trabalhadora, de gente ordeira, de gente honesta, que acorda muito cedo e trabalha muito, mas que não acreditava neles mesmos. Com o apoio do governo, o governador Ratinho Junior nos ajudou muito, principalmente com investimentos, e conseguimos dar uma nova cara, uma nova vida e uma nova importância para a Ceasa que ela merece”, afirmou.

Segundo Bublitz, os investimentos permitiram que a Ceasa Paraná alcançasse destaque nacional. “Hoje, a Ceasa do Paraná é a quarta maior do Brasil e considerada, por quem está no meio, a melhor Ceasa do país. Onde o serviço público investe, o investimento gera renda, emprego e novos negócios, e foi isso que aconteceu nas Ceasas”, destacou.

Ele citou como exemplo as melhorias realizadas em unidades do interior, como Londrina. “A Ceasa de Londrina era acanhada, ruim até, nem asfalto tinha direito. A gente fez investimentos e foi a Ceasa que mais cresceu em vendas nos últimos quatro anos”, pontuou. Sobre Cascavel, reconheceu que houve atraso nos investimentos, mas garantiu avanços. “Agora vamos recuperar esse tempo e correr atrás para entregar uma unidade operacional. Cascavel precisa mais, a ideia de uma nova unidade não pode morrer”, disse.

Impacto social e combate ao desperdício

Bublitz também ressaltou o crescimento da Ceasa de Curitiba e o impacto social dos programas implantados. “A Ceasa de Curitiba é maior que 80% dos municípios do Paraná. Por lá passam mais de 25 mil pessoas por dia. Quando eu assumi, o desperdício de alimentos era absurdo, produtos de altíssima qualidade iam para o lixo porque estavam maduros”, relatou.
Segundo ele, a criação de programas sociais mudou essa realidade. “Criamos esse programa que hoje alimenta mais de 160 mil paranaenses. Mais de 350 instituições filantrópicas são beneficiadas. Em 2025, foram 7,3 milhões de quilos de alimentos que deixaram de ir para o lixo. É um trabalho que dá prazer, porque você vê o bem que está fazendo para quem mais precisa”, afirmou.


Eleições 2026 e pré-candidatura

Ao falar sobre o cenário político de 2026, Éder Bublitz confirmou que está trabalhando para disputar uma vaga na Câmara Federal.“Sim, estou trabalhando para isso. Todo esse trabalho que tive à frente da Ceasa me levou a conhecer as dificuldades das pessoas que operam a Ceasa e do produtor rural. Hoje o Brasil tem uma deficiência muito grande de jovens no campo. O jovem que produz o alimento da Ceasa não está ficando no campo, porque é um trabalho extremamente penoso”, explicou.
Ele defendeu políticas públicas que facilitem o acesso à tecnologia e melhorem a qualidade de vida no campo. “Já existem máquinas no mundo para reduzir a penosidade do trabalho, e a gente precisa lutar para que esses equipamentos cheguem ao produtor rural, com financiamento, para que ele tenha qualidade de vida, trabalhe com menos esforço e consiga permanecer no campo”, ressaltou.

Bublitz também afirmou que pretende defender instituições sociais. “Eu vejo centros de tratamento de dependentes químicos, asilos, casas de acolhimento de crianças, que têm custos altos com alimentação e pessoal e não recebem apoio suficiente do governo. Essas são as minhas principais bandeiras”, destacou.

Sobre filiação partidária, disse que ainda avalia convites. “Recebi vários convites. Não gosto da ideia da polarização. Enquanto fica essa briga de nós contra eles, quem precisa está padecendo. A gente precisa olhar para essas pessoas e parar com essa brigaiada política, porque isso não leva ninguém a lugar nenhum”, afirmou.


Apoio a Alexandre Curi e Rafael Greca

Ao encerrar a entrevista, Éder Bublitz reafirmou seu alinhamento político para 2026 e declarou apoio a Alexandre Curi e Rafael Greca.

“Eu tenho um alinhamento muito forte com o Alexandre Curi. Gosto do Alexandre, gosto muito do Rafael Greca. O governo tem bons nomes à disposição e política se faz em grupo. Eu faço parte desse grupo e torço, para ser bem claro, por uma chapa Greca e Alexandre Curi, independente de quem esteja na cabeça”, afirmou.
Segundo ele, a trajetória de Alexandre Curi pesa na escolha. “O Alexandre tem feito um bom trabalho na Assembleia Legislativa. É um gestor jovem, conhece os 399 municípios do Paraná e tem uma virtude muito grande na política, que é a palavra. Palavra dada com o Alexandre, você pode dormir tranquilo que ele vai cumprir. Para mim, quem tem palavra tem valor, e isso infelizmente é raro na política”, concluiu

Foto: Eliane Alexandrino

Acesse nosso canal no WhatsApp