Coopavel e Itaipu inauguram novo Pavilhão da Agroindústria Familiar no Show Rural 2026
Ampliação do espaço quase dobra número de expositores e reforça investimentos em inovação, sustentabilidade e agricultura familiar em Cascavel
Créditos: Itaipu
A Itaipu Binacional e a Coopavel inauguraram, na manhã desta segunda-feira (9), o novo Pavilhão da Agroindústria Familiar no Show Rural Coopavel 2026, em Cascavel, no Oeste do Paraná. A entrega marca o cumprimento de um compromisso assumido pela binacional na edição anterior da feira e reforça as políticas de desenvolvimento rural, inclusão produtiva e sustentabilidade apoiadas pela empresa.
Com 950 metros quadrados de nova área construída, somados aos 450 metros quadrados do espaço anterior, o pavilhão passa a totalizar 1.400 metros quadrados. A ampliação permite aumentar significativamente a participação de agroindústrias familiares, com o número de expositores saltando de 45, em 2025, para 87 nesta edição de 2026.
Durante a solenidade, a Itaipu também entregou uma van à Cooperativa de Produção e Comercialização da Reforma Agrária e Agricultura Familiar (Copcraf), viabilizada por meio do edital Itaipu Mais que Energia – Fortalecimento das Organizações Sociais. O veículo amplia a capacidade logística da cooperativa e fortalece a comercialização dos produtos dos associados.
No primeiro dia da feira, o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, visitou o parque tecnológico e destacou o crescimento do Show Rural e o foco em inovação.
“Cada vez que venho ao Show Rural é uma surpresa, pelo tamanho e pelos investimentos, principalmente em inovação tecnológica. A Itaipu está muito comprometida com esse tipo de política que está sendo feita aqui”, afirmou.
Verri também citou outros investimentos realizados pela binacional em parceria com a Coopavel, como a ampliação do armazém da agricultura familiar e do Espaço Impulso, voltado à inovação e às startups.
“A Itaipu investiu cerca de R$ 2 milhões para triplicar o tamanho do armazém da agricultura familiar, oferecendo um espaço adequado para que cooperativas e associações possam negociar seus produtos. Também apoiamos o Espaço Impulso, que incentiva jovens, startups e pesquisas voltadas ao agro”, ressaltou.
Ainda nesta segunda-feira, Enio Verri participou do painel “Acordo Mercosul – Perspectivas e Oportunidades”, ao lado da secretária de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres, e de lideranças cooperativistas, debatendo os impactos geopolíticos e ambientais no agronegócio.
A programação da Itaipu segue na terça-feira (10) com a apresentação dos resultados do Programa Acelera ESG, desenvolvido em parceria com o Itaipu Parquetec. Desde 2025, a iniciativa apoia 13 startups e já investiu quase R$ 2 milhões em soluções voltadas à eficiência energética, redução de impactos ambientais, gestão de resíduos, uso racional da água e inclusão produtiva no campo.
No mesmo dia, às 15h, será realizada a entrega de equipamentos ao projeto Cozinha da Dona Marli, na Associação 13 de Junho, no bairro Cascavel Velho, reforçando ações sociais e produtivas no município.
Além do pavilhão, a Itaipu marca presença na Vitrine Tecnológica de Agroecologia (Vital), com exposições de plantas medicinais, aromáticas, condimentares e PANCs, além da valorização do trabalho com abelhas nativas sem ferrão. A binacional também mantém um estande de cerca de 300 metros quadrados na área central da feira, com atividades educativas e tecnológicas voltadas à sustentabilidade, energia e ciência aplicada.
Alexandre Curi e demais autoridades do setor produtivo prestigiam o Show Rural nesta terça-feira
Prefeito, vice-governador, parlamentares, dirigentes de entidades e representantes do agronegócio participam de agenda institucional no município
Nesta terça-feira, 10 de fevereiro de 2026, Cascavel recebe uma ampla agenda institucional com a presença de autoridades políticas, empresariais e representantes de entidades ligadas ao desenvolvimento econômico, industrial e agropecuário do Paraná.
Entre os destaques estão o prefeito de Cascavel, Renato Silva, o vice-governador do Paraná, Darci Piana, e o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi, reforçando a integração entre os poderes Executivo e Legislativo.
O setor produtivo marca forte presença com lideranças como o presidente da ACIC, Márcio Luiz Blazius, acompanhado do vice-presidente Antônio Carlos Mufato Ruyz; o presidente da Ocepar, José Roberto Ricken; o presidente da Fiep, Edson José de Vasconcelos; e o presidente interino do Sistema Faep/Senar, Ágide Eduardo Meneguette.
A agenda conta ainda com a participação do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Ênio Verri, além de representantes da Embrapa Soja, como o chefe-geral Alexandre Nepomuceno e as chefes-adjuntas Carina Rufino e Roberta Carnevalli.
Também estão confirmados o deputado federal Carlos Alberto Richa, o deputado estadual Elton Carlos Welter, além de dirigentes da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná (FEAPR) e da Associação Paranaense das Empresas de Planejamento Agropecuário (APEPA).
Fechando a programação, a empresa Tecnomyl participa com seus executivos: José Marcos Sarabia, CEO da Tecnomyl Brasil; Roberto Valadão, diretor comercial; e Rogério Alencar, diretor administrativo e financeiro.
Foto: Itaipu
