Ponte da Integração pode ser aberta parcialmente em dezembro, anuncia comissão binacional
Reunião entre autoridades de Brasil e Paraguai, realizada na usina de Itaipu, definiu cronograma para liberação gradual do tráfego na nova ligação fronteiriça

A Usina de Itaipu sediou, na última quinta-feira (2), a 21.ª Reunião da Comissão Mista Paraguaio-Brasileira, que discutiu o cronograma para a abertura da Ponte da Integração, entre Foz do Iguaçu (BR) e Presidente Franco (PY). A estrutura, concluída em agosto de 2023, segue fechada ao tráfego por conta das obras de acesso em ambos os lados da fronteira — a Perimetral Leste, no Brasil, e o Corredor Metropolitano del Este, no Paraguai.
Segundo informações divulgadas pela diretoria paraguaia de Itaipu, o encontro resultou em um calendário concreto para a entrega das instalações aduaneiras e para a futura liberação da travessia. Até o dia 30 de novembro, a aduana brasileira deverá estar concluída e entregue aos órgãos de fiscalização. No lado paraguaio, a estrutura foi oficialmente entregue em 8 de setembro.
Se o cronograma for cumprido, a partir de 5 de dezembro os órgãos brasileiros estarão aptos a permitir o tráfego de veículos. Inicialmente, apenas caminhões vazios (em lastre) poderão cruzar a ponte, entre 7h e 19h. Numa segunda fase, será liberada a passagem de caminhões carregados, e, posteriormente, de todos os tipos de veículos e pedestres.
Os representantes de ambos os países também definiram que a inauguração oficial contará com a presença dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Santiago Peña, com a data exata a depender da agenda dos mandatários. A expectativa é de que os primeiros veículos cruzem a Ponte da Integração ainda em dezembro de 2025, o que ajudará a reduzir o intenso fluxo na Ponte da Amizade.
Obras de acesso
Do lado paraguaio, o Corredor Metropolitano del Este deve ser finalizado apenas no fim de 2026. Cinco dos seis lotes da obra têm previsão de conclusão até o próximo ano, enquanto a ponte sobre o Rio Monday, iniciada mais recentemente, deve exigir pelo menos mais 12 meses de trabalho.
No Brasil, os avanços na Perimetral Leste são significativos, mas ainda há trechos em execução. O porto seco, que será o principal terminal de cargas da nova ligação, segue em fase inicial de construção pela empresa concessionária responsável.
A abertura gradual da Ponte da Integração representa um passo importante para a integração logística e econômica entre Brasil e Paraguai, reforçando o papel estratégico de Itaipu como eixo de desenvolvimento e cooperação bilateral.
Com informações do H2Foz
