Polícia Federal deflagra Operação Estafeta e afasta prefeito de São Bernardo do Campo
PF cumpre duas prisões preventivas, 20 mandados de busca e apreensão e medidas de afastamento de sigilos bancário e fiscal
Por Gazeta do Paraná

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (14) a Operação Estafeta, com o objetivo de investigar crimes de corrupção e lavagem de dinheiro praticados por uma suposta organização criminosa com atuação na administração pública de São Bernardo do Campo (SP).
O prefeito Marcelo Lima (Podemos) foi alvo de afastamento do cargo, segundo informações da TV Globo. No entanto, o pedido de prisão preventiva dele foi negado pela Justiça.
Ao todo, a PF cumpre duas prisões preventivas, 20 mandados de busca e apreensão e medidas de afastamento de sigilos bancário e fiscal nas cidades de São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá e Diadema. As medidas cautelares, expedidas pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, incluem também o afastamento de cargos públicos e o monitoramento eletrônico de investigados.
As investigações tiveram início em julho de 2025, após a apreensão de R$ 14 milhões em espécie, em reais e dólares, com um servidor público suspeito de integrar a organização criminosa.
Os investigados responderão, conforme suas condutas, pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção passiva e corrupção ativa.
