Turismo cresce 5,5% e serviços avançam 2,5% no primeiro semestre no Paraná
Atividades turísticas são destaques na Pesquisa Mensal de Serviços, do IBGE
Por Gazeta do Paraná

As atividades turísticas do Paraná cresceram 5,5% no primeiro semestre de 2025, em relação ao mesmo período do ano passado. Já o setor de serviços teve um avanço de 2,5% nos primeiros seis meses do ano, como mostra a Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quinta-feira (14).
No acumulado de 12 meses, o turismo paranaense cresceu acima da média nacional, com aumento de 7,4% entre julho de 2024 e junho de 2025, em relação a igual período do ano anterior. No Brasil, o crescimento nesse recorte foi de 6,1%. Na comparação com junho do ano passado, as atividades turísticas subiram 4,1% no Estado. Já em relação a maio, houve queda de 2,1%.
Conforme a Pesquisa Mensal de Serviços, o setor cresceu em todos os recortes analisados pelo IBGE no Paraná. Na comparação entre maio e junho, o aumento foi de 0,8%, acima da média nacional, de 0,3%, sendo que o Paraná foi o único estado do Sul com resultado positivo no mês. Já em relação a junho de 2024, o crescimento no volume de serviços foi de 1,5% e, no acumulado de 12 meses, o avanço foi de 2,7%.
O segmento de serviços prestados às famílias foi o que teve o maior avanço no semestre, com aumento de 5,3%. Também cresceram os serviços profissionais, administrativos e complementares, com aumento de 4,6%, seguido dos serviços de informação e comunicação (1,4%) e transportes, serviços auxiliares aos transportes e correios (0,3%). No semestre, outros serviços tiveram queda de 5,4%.
Já em relação a junho do ano passado, o item outros serviços foi um destaque, com aumento de 12,5%. Na sequência estão os serviços profissionais, administrativos e complementares (5,2%), serviços prestados às famílias (4%) e serviços de informação e comunicação (2,1%). Houve redução de 2% nos transportes, serviços complementares aos transportes e correio.
No acumulado de 12 meses, mais uma vez houve avanço nos serviços prestados às famílias, com crescimento de 6,2%. Índice semelhante aos serviços profissionais, administrativos e complementares, que cresceram 6%. Em seguida, estão os serviços de comunicação e informação (3,5%) e de transportes, serviços complementares aos transportes e correio (0,8%). Os outros serviços caíram 2,1%.
Agência Brasil
