GCAST

PM apreende fuzis, metralhadoras e drogas em operações no Rio

Desde janeiro, mais de 400 fuzis já foram apreendidos pela polícia no estado

Por Da Redação

PM apreende fuzis, metralhadoras e drogas em operações no Rio Créditos: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Polícia Militar do Rio de Janeiro realizou, nesta sexta-feira (1º), uma série de operações contra o crime organizado em comunidades da Baixada Fluminense e da Região Metropolitana, resultando na apreensão de nove fuzis, duas metralhadoras e uma grande quantidade de drogas. Os armamentos apreendidos são do tipo utilizado em confrontos de guerra. Com essas ações, o número de fuzis retirados de circulação neste ano chega a 408.

Em Duque de Caxias, na comunidade do Dique, seis fuzis foram encontrados por equipes da PM durante buscas feitas após um episódio violento registrado na noite anterior: um ataque a um policial militar da reserva que terminou com a morte da irmã dele e da sobrinha, uma menina de apenas 3 anos.

Também na Baixada, em Japeri, policiais foram atacados por criminosos armados no bairro Jardim Delamare. Houve confronto e dois suspeitos foram baleados e levados para a Policlínica de Japeri, mas não resistiram. Com eles, a polícia encontrou uma pistola calibre 9 mm, um revólver calibre 38, um radiotransmissor e diversas drogas, como cocaína, maconha, pedras de crack e embalagens de skank.

Na capital, agentes do batalhão de Olaria apreenderam um fuzil calibre 5.56 e entorpecentes nas comunidades Furquim Mendes e Dique, ambas na região do Jardim América, zona norte da cidade. Já policiais do 41º BPM (Irajá) também encontraram outro fuzil do mesmo calibre durante ação no Complexo da Pedreira.

Na Região Metropolitana, no município de Itaboraí, policiais do batalhão local e do Batalhão de Ações com Cães (BAC) atuaram no combate ao roubo de veículos no Complexo da Reta. Os cães do BAC auxiliaram na localização de mais um fuzil, duas metralhadoras e uma grande quantidade de entorpecentes.

As ações fazem parte da estratégia da PM de ampliar o enfrentamento ao crime organizado e reduzir os índices de violência armada no estado. As apreensões de armamento pesado, especialmente fuzis, são consideradas um dos principais indicadores desse enfrentamento.

Créditos: Agência Brasil Acesse nosso canal no WhatsApp