Operação Centro Seguro leva 110 guardas municipais e policiais militares à Praça Rui Barbosa
A operação integra o programa Curitiba de Volta ao Centro, lançado pelo prefeito Eduardo Pimentel e que reúne ações de várias secretarias municipais

A Operação Integrada Centro Seguro, da Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito, foi deflagrada por equipes da Guarda Municipal, com apoio da Polícia Militar, na tarde desta terça-feira (29/4), na Praça Rui Barbosa. A operação integra o programa Curitiba de Volta ao Centro, lançado pelo prefeito Eduardo Pimentel e que reúne ações de várias secretarias municipais, com ênfase também na área da segurança pública.
O modelo da operação desta terça é conhecido como saturação, tática que envolve um grande número de profissionais da segurança pública em uma pequena área. A Guarda Municipal organizou um efetivo com mais de 110 agentes e 20 viaturas, com a participação dos Grupos de Operações Especiais (GOE), de Operações com Cães (GOC), do grupamento de motos e das equipes que atuam na área da Regional Matriz. A Polícia Militar apoiou a operação com efetivo da Polícia Montada e também do 12° Batalhão da PM, com 14 viaturas.
O secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Rafael Ferreira Vianna, explica que a operação tem caráter permanente e é realizada desde o lançamento do plano de redesenvolvimento da região central. "As forças de segurança da Prefeitura e do Governo do Estado vêm trabalhando de forma integrada. Dessa maneira, é possível trazer mais tranquilidade para o cidadão e mapear a criminalidade na região. Estamos devolvendo o nosso Centro às famílias”, afirmou Vianna.
Trabalhadores aprovam
O padeiro Thiago Castelo Branco aprovou a operação. “Tenho percebido uma presença maior da Guarda e da polícia no Centro”, disse Branco.
O taxista Luiz Carlos Malaquias, que atua há mais de 30 anos no Centro, apontou como positiva a realização da Operação Centro Seguro.
“Nós temos um problema sério com a segurança nos pontos de táxi e as patrulhas e operações trazem mais tranquilidade para os trabalhadores. Atualmente, a gente está vendo o Centro sempre movimentado, com a presença constante da Guarda Municipal e a Polícia Militar”, concluiu Malaquias.
Créditos: Secom