OAB Cascavel realiza desagravo público nesta quarta-feira
Instrumento histórico da entidade, o desagravo público é realizado sempre que a advocacia sofre desrespeito no exercício profissional
Por Da Redação

A OAB Cascavel (Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção de Cascavel) promove nesta quarta-feira (10) - um ato público de desagravo em defesa da advocacia, em razão de ofensas dirigidas à classe. A solenidade será realizada em frente ao Fórum Estadual de Cascavel, a partir das 14h, e deve reunir representantes da advocacia local e estadual.
O episódio que motivou a medida ocorreu em 23 de abril de 2024, durante sessão do Tribunal do Júri na Comarca de Cascavel, quando o promotor de Justiça Thiago Trevizoli Justo se manifestou de forma ofensiva contra a advocacia. A repercussão foi imediata, resultando na dissolução do Conselho de Sentença e ganhando destaque nacional.
Segundo o diretor de Prerrogativas da Subseção, Leandro Moratelli Batista, o desagravo busca reafirmar o respeito às prerrogativas da advocacia. "É, na verdade, uma resposta institucional à ofensa, reafirmando a defesa intransigente do livre exercício da profissão, como assegura o Estatuto da OAB”, explica.
Instrumento histórico da entidade, o desagravo público é realizado sempre que a advocacia sofre desrespeito no exercício profissional. O objetivo é garantir que advogados e advogadas possam atuar com independência, preservando não apenas os profissionais, mas o direito de defesa de toda a sociedade.
Para a presidente da OAB Cascavel, Silvia Mascarello Massaro, o ato simboliza a união da classe e, mais ainda, momento de fortalecimento institucional e de valorização da cidadania. "Defender as prerrogativas é defender a democracia”, pontua.
