Ponto 14

O primeiro ‘clássico dos clássicos’ de 2024: Cascavel Futsal x Pato Futsal pela Liga

Cascavel Futsal recebe o Pato Futsal neste sábado (20), no ginásio da Neva

Por Luciano Neves

O primeiro ‘clássico dos clássicos’ de 2024: Cascavel Futsal x Pato Futsal pela Liga

A grande atração da rodada da Liga Nacional neste fim de semana é o clássico paranaense entre Cascavel Futsal e Pato Futsal. Os dois times jogam neste sábado (20), às 19 horas, no ginásio da Neva, em jogo válido pela 16ª rodada do certame. O duelo é considerado o ‘clássico dos clássicos’ do futsal paranaense. Isso porque coloca frente a frente os dois representantes do Estado que já foram campeões da Liga Nacional. Em 2023, ambos foram protagonistas de grandes duelos em jogos de mata-mata. Pela Liga, se cruzaram nas oitavas de final e a Serpente Tricolor passou pelo rival. Depois, os dois se encontraram nas semifinais do Campeonato Paranaense da Série Ouro. E, desta vez, o Pato levou a melhor e terminou o ano com o título do Estadual.

Neste ano, a condição é um pouco melhor para o Pato Futsal, que é o melhor time paranaense na Liga. Ocupa o sétimo lugar na tabela com 29 pontos. Na última terça-feira, o Pato Futsal goleou o São José de São Paulo por 6 a 1, em casa. O time do sudoeste trouxe um reforço de peso. Na última quinta-feira, o Pato fez a apresentação oficial do fixo Dudu Machado. “Voltei ao Pato Futsal para ser campeão”, disse o atleta em sua apresentação. Ex- KMF Loznica, da Sérvia, Dudu é um dos atletas mais vitoriosos da história do futsal de Pato Branco, sendo bicampeão da Liga Nacional, campeão da Liga Sul de Futsal e da Taça Brasil de Clubes. Natural de São Miguel do Oeste (SC), Dudu Machado já atuou por equipes como Unoesc São Miguel (SC), Fck Hommel (Holanda), Moitas Avaí Ituporanga (SC), Chapecoense Futsal (SC), Atlântico de Erechim (RS), Pato Futsal (PR), Campo Mourão (PR), Eléctrico Futsal (Portugal), Nun Álvares (Portugal), Yeesco Sersesa (RS) e KMF Loznica (Sérvia). A reestreia de Dudu ocorre justamente no clássico dos clássicos neste sábado.

 

Cascavel Futsal

A Serpente Tricolor está um pouco mais abaixo na tabela, no 11º lugar com 22 pontos. O trunfo para o time do técnico Deividy Hadson é o fator casa. Neste ano, o time ainda está invicto no ginásio da Neva. Em doze jogos, foram oito vitórias e quatro empates. Na última quarta-feira, a equipe derrotou o Mangueirinha por 5 a 3, em jogo válido pelo Campeonato Paranaense da Série Ouro.

No entanto, o Cascavel Futsal vem de uma sequência de clássicos estaduais. E acumula resultados ruins. O time empatou com Umuarama e Foz Cataratas, este último em casa. No último sábado, o Cascavel Futsal foi superado pelo Campo Mourão por 5 a 2. Por isso, tem a necessidade de voltar a vencer na Liga. Ainda mais que a meta da equipe é terminar a primeira fase entre os oito primeiros colocados.

 

Rodada

A 16ª rodada da Liga Nacional tem outros três times do Paraná em quadra neste sábado. O Campo Mourão, que vem de vitória sobre o Cascavel Futsal, irá visitar o Carlos Barbosa, às 18 horas, no Rio Grande do Sul. O time gaúcho vem de uma derrota por 4 a 3 para o Foz Cataratas. O Azulão da Fronteira se recuperou na rodada passada com a vitória sobre o time gaúcho e acabou com uma sequência de oito jogos sem vitória. Neste sábado, visita o São Lourenço, às 19 horas, em Santa Catarina. O Foz segue fora do G-16 com 15 pontos.

Quem também joga hoje é o Marreco de Francisco Beltrão, que recebe o Praia Clube, às 20 horas, no ginásio Arrudão. Na rodada passada, o Marreco foi goleado pelo Jaraguá por 5 a 1. O time acumula uma sequência negativa na Liga. São seis jogos sem vitória. Com isso, essa semana, a diretoria anunciou a saída do técnico Banana.

Créditos: Luciano Neves