Novo pavilhão da agricultura familiar amplia espaço e fortalece pequenos produtores no Show Rural
Com o dobro da área, estrutura passa a reunir mais agroindústrias familiares e reforça a valorização do produtor rural no Show Rural Coopavel
Créditos: Eliane Alexandrino
O novo pavilhão da agricultura familiar do Show Rural Coopavel foi inaugurado durante a feira, ampliando a presença das agroindústrias familiares em um dos maiores eventos do agronegócio brasileiro e mundial. Com área total de 1.050 metros quadrados, o dobro do espaço anterior, a nova estrutura permite receber mais produtores e fortalece a vitrine de produtos artesanais e industrializados oriundos do campo.
A solenidade de inauguração contou com a presença do secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Márcio Nunes; do presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Natalino Avance de Souza; do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri; além de outras autoridades estaduais e representantes do setor produtivo. A ampliação foi viabilizada por meio de parceria com a Itaipu e representa um avanço significativo na valorização dos pequenos produtores dentro da feira.
Para Enio Verri, o investimento transcende a ampliação física do espaço. “Mais do que um investimento em infraestrutura, este pavilhão simboliza o apoio à agricultura familiar e a garantia de condições adequadas para que as famílias permaneçam no campo com dignidade, renda e perspectiva de futuro”, destacou.
O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, ressaltou a importância da parceria e a sensibilidade da Itaipu em reconhecer o papel estratégico da agricultura familiar na produção de alimentos. “A agroindústria familiar tem enorme relevância social e econômica. Ampliar esse espaço dentro do Show Rural é reconhecer o valor de quem produz com qualidade e sustentabilidade”, afirmou.
Com a nova estrutura, a capacidade do pavilhão saltou de 45 para 87 expositores, criando novas oportunidades de comercialização, visibilidade e geração de renda. A produtora de queijos Elis Gomes, de Diamante D’Oeste, participa pela primeira vez do evento e vê na iniciativa uma chance concreta de expansão de mercado. “Para mim, também é uma inauguração. Agora, meus produtos terão mais visibilidade e reconhecimento”, comentou.
Agregação de valor no campo
Durante a solenidade, o secretário Márcio Nunes destacou a importância da agroindústria familiar como estratégia de agregação de valor à produção rural. Segundo ele, são esses produtores que transformam a matéria-prima em alimentos industrializados, como leite em queijo e carne suína em embutidos, aumentando a renda das famílias e a competitividade do setor. “É uma grande oportunidade para produtores certificados comercializarem seus produtos e mostrarem ao Brasil e ao mundo a qualidade da produção paranaense”, afirmou.
Aberto diariamente das 8h às 17h, o pavilhão da Agroindústria Familiar está localizado na Rua 10 do parque tecnológico da Coopavel. O Show Rural Coopavel tem entrada e estacionamento gratuitos e atrai produtores rurais, técnicos, mulheres e filhos de agricultores, dirigentes de grandes empresas do agronegócio nacional e internacional, além de lideranças de diversos setores produtivos.
A ampliação do pavilhão reforça o compromisso do Show Rural Coopavel com a inclusão, a valorização da agricultura familiar e o fortalecimento de um modelo de desenvolvimento que alia tecnologia, sustentabilidade e geração de oportunidades no campo.
Foto: Eliane Alexandrino
