GCAST

Novo ciclone deve mudar o tempo no Sul e levar chuva forte ao Paraná

Após calor intenso e chuva abaixo da média, sistema previsto para o fim da semana altera o padrão climático na região

Novo ciclone deve mudar o tempo no Sul e levar chuva forte ao Paraná Créditos: Ilustração/Pixabay

O mês de janeiro segue marcado por chuvas abaixo da média em grande parte da Região Sul, cenário que deve se manter até pelo menos quarta-feira (28). Nesse período, o destaque continua sendo o calor intenso, com temperaturas acima do normal e máximas que se aproximam dos 40 °C em alguns pontos.

A partir da segunda metade da semana, no entanto, a atmosfera começa a apresentar mudanças significativas. Entre sexta-feira (30) e sábado (31), há previsão de formação de um novo ciclone na costa entre as regiões Sul e Sudeste do Brasil, o que deve alterar o padrão do tempo. As informações são do Meteored Brasil.

Embora a organização oficial do sistema esteja prevista para o sábado, o processo de ciclogênese, caracterizado pela queda da pressão atmosférica e maior transporte de umidade, começa antes. Esse movimento já favorece o aumento de instabilidades e a ocorrência de chuvas e tempestades no Sul do país a partir de quarta-feira (28).

Calor acima da média persiste no início da semana

De acordo com a previsão semanal de anomalia de temperatura, o período entre 26 de janeiro e 3 de fevereiro terá temperaturas entre 3 °C e 6 °C acima da média em grande parte da Região Sul.

A sensação de abafamento deve se intensificar nas primeiras horas do dia, quando são esperados os maiores desvios em relação à média climatológica. Em várias áreas, os termômetros devem ultrapassar os 30 °C ainda antes do meio-dia.

LEIA TAMBÉM:
>Ciclone extratropical deve causar ventos fortes e temporais no Sul
>Ciclone extratropical provoca temporais e ventos de até 100 km/h no Rio Grande do Sul
>Ciclone extratropical de grande intensidade se forma no Atlântico Sul

No sul do Rio Grande do Sul, por exemplo, temperaturas até 7 °C acima da média podem representar cerca de 31 °C por volta das 11h. Entre segunda (26) e quarta-feira (28), as máximas devem superar os 36 °C diariamente, principalmente no Rio Grande do Sul e na metade oeste da região.

Na Região Metropolitana de Porto Alegre, as máximas podem chegar a 35 °C. Já na metade leste de Santa Catarina e do Paraná, os valores tendem a ser um pouco menores, girando em torno dos 30 °C.

Tempestades ganham força a partir de quarta-feira

Na terça-feira (27), há previsão de tempestades isoladas no Paraná, especialmente nas regiões Centro e Noroeste. A partir de quarta-feira (28), as áreas de instabilidade se expandem, atingindo o Oeste e a Campanha do Rio Grande do Sul, além do centro-oeste de Santa Catarina e do Paraná.

Na quinta-feira (29), as tempestades devem se espalhar por grande parte da Região Sul. Os sistemas começam a se organizar pela fronteira oeste, com possibilidade de chuvas intensas na região de Uruguaiana ainda pela manhã, avançando ao longo do dia em direção a Santa Catarina e ao Paraná.

Na sexta-feira (30), as chuvas mais intensas tendem a se concentrar na metade leste de Santa Catarina e do Paraná, podendo alcançar também o Nordeste do Rio Grande do Sul.

Chuva será irregular, mas volumes podem ser elevados no Paraná

A distribuição da chuva deve ser irregular, principalmente no Rio Grande do Sul, onde algumas localidades podem registrar pouca ou nenhuma precipitação. Em razão da posição do ciclone na costa, os maiores acumulados devem ocorrer na faixa leste da Região Sul.

Até sábado (31), os volumes previstos variam entre 50 mm e 80 mm nessas áreas. No Paraná, especialmente nas regiões central e nordeste, os acumulados podem ultrapassar 100 mm.

A tendência é de que as chuvas continuem concentradas no Paraná e na faixa leste do Sul ao longo da próxima semana, pelo menos até quinta-feira (5).

Acesse nosso canal no WhatsApp