Ciclone extratropical deve causar ventos fortes e temporais no Sul
Sistema se forma entre sexta (7) e sábado (8) no RS, com risco de danos, falta de energia e chuva intensa em larga escala
Créditos: Metsul
Um ciclone extratropical deve se formar entre esta sexta-feira (7) e o sábado (8) no Rio Grande do Sul, provocando tempestades, chuva forte a intensa e ventos muito fortes, com potencial para danos estruturais e cortes de energia. Modelos meteorológicos indicam pressão atmosférica abaixo de 1.000 hPa, condição incomum no Sul do país e associada a episódios de vento intenso.
A baixa pressão deve ingressar pelo Noroeste gaúcho na manhã de sexta, avançar pela região de Porto Alegre à noite e se deslocar para o mar entre o Litoral Norte gaúcho e Santa Catarina entre a madrugada e a manhã de sábado. Especialistas alertam que os impactos do ciclone não ficarão restritos às áreas por onde o centro do sistema irá passar, já que ventos de tempestades podem alcançar centenas de quilômetros.
A sexta-feira deve concentrar os maiores volumes de chuva e risco de temporais severos, especialmente no Oeste, Centro e Metade Norte do Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, a chuva tende a ganhar força a partir da tarde. A expectativa é de que o sistema se afaste do continente gradualmente ao longo do sábado.
