A formação de um novo ciclone deve alterar “drasticamente” o tempo no Sul e Sudeste a partir da próxima semana, de acordo com previsão da Meteored. O sistema poderá provocar tempestades severas, com ventos que podem atingir 100 km/h e volumes de chuva de até 160 milímetros.
Até segunda-feira (8), o tempo permanece estável nas duas regiões. O cenário muda com o início do processo de ciclogênese, que deve atingir inicialmente o oeste do Rio Grande do Sul. Segundo o meteorologista Matheus Manente, “uma região de baixa pressão começará a se profundar sobre a região Sul, dando origem a um potente ciclone e sua frente fria associada, que formarão tempestades severas sobre a região”.
Na terça-feira (9), o fenômeno avança e amplia o risco de tempestades para outros estados, com possibilidade de alagamentos, transbordamentos de rios, deslizamentos de encosta e queda de granizo. A chuva deve ser intensa especialmente entre os dias 8 e 15 de dezembro.
Entre as áreas mais afetadas estão:
– Mato Grosso
– Mato Grosso do Sul
– Oeste de Minas Gerais
– Paraná
– São Paulo
Após a atuação inicial do ciclone, a instabilidade perde força no Sul na quarta-feira (10). A previsão indica tempo firme na quinta (11), com sol e ar seco predominando na região. Já o extremo norte do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo devem continuar registrando tempestades devido ao avanço de uma nova frente fria.
O sistema ainda deve favorecer a formação de uma nova ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), responsável por chuva intensa e persistente ao longo da semana no Sudeste e Centro-Oeste.

Créditos: Freepik