RESULT

MPPR somou mais de 4,6 milhões de atuações ao longo de 2025

Instituição apresenta balanço da atuação institucional em defesa dos direitos da população. Com destaque na área da infância, combate à violência doméstica e defesa do patrimônio público

Por Eliane Alexandrino

MPPR somou mais de 4,6 milhões de atuações ao longo de 2025 Créditos: Divulgação

O Ministério Público do Paraná (MPPR) encerrou 2025 com 4.609.226 atuações finalísticas nas esferas judicial e extrajudicial, nas áreas cível e criminal. Os dados integram o balanço anual da instituição, disponível no Portal da Transparência, e consideram o trabalho realizado entre dezembro de 2024 e novembro de 2025 por promotorias, procuradorias e grupos especializados em todo o Estado.

Segundo o procurador-geral de Justiça, Francisco Zanicotti, os números refletem o esforço cotidiano da instituição. “Os dados são um retrato do trabalho diário de membros e servidores, que atuam com o propósito de servir à população, garantindo direitos e zelando para que gestores e agentes públicos ajam em favor do interesse coletivo”, afirmou.

Ao longo de 2025, o MPPR propôs 10.641 ações civis públicas. A área de proteção aos direitos da infância e da adolescência concentrou o maior volume, com 2.514 ações, seguida pelas áreas da saúde (1.971) e de medidas protetivas a vítimas de crimes (1.282).
Na esfera criminal, foram oferecidas 97.459 denúncias. Os crimes contra o patrimônio público lideraram o ranking, com 16.298 denúncias, seguidos pelos crimes relacionados à violência doméstica contra a mulher (11.571) e lesão corporal (11.568).

No campo extrajudicial, as Promotorias de Justiça expediriam 1.041 recomendações administrativas e celebraram 562 termos de ajustamento de conduta (TACs). Também foram firmados 283 acordos de não persecução cível e 4.760 acordos de não persecução penal. Esses instrumentos, previstos em lei, buscam maior resolutividade, com ressarcimento ao erário e reparação às vítimas.

Serviço à população

O MPPR mantém atendimento à população em todas as comarcas do Paraná, recebendo demandas relacionadas à garantia de direitos constitucionais em áreas como educação, saúde, patrimônio público, meio ambiente, habitação e urbanismo, entre outras. Os canais de atendimento e a localização da Promotoria de Justiça mais próxima estão disponíveis no site oficial do MPPR.

Foto: Divulgação

VEJA TAMBÉM NO YOUTUBE DA GAZETA DO PARANÁ

👉 PRF ORIENTA MOTORISTAS QUE VÃO PEGAR A ESTRADA PARA EVITAR ACIDENTES

👉 CONHEÇA AMANDA BASSO, A NOVA PRESIDENTE DA APAE-CASCAVEL

Acesse nosso canal no WhatsApp