GCAST

Ministério Público do Paraná inaugura nova sede na região central de Cascavel

A construção segue os padrões institucionais em relação às especificações técnicas de materiais, acabamentos e concepção arquitetônica

Por Bruno Rodrigo

Ministério Público do Paraná inaugura nova sede na região central de Cascavel Créditos: Assessoria

O Ministério Público do Paraná inaugurou, nesta quinta-feira, 23 de janeiro, a nova sede em Cascavel. O prédio foi projetado com o objetivo de otimizar recursos e oferecer à população uma estrutura de atendimento eficiente, reunindo diferentes áreas de atuação e serviços em um único local.

Localizada em área nobre da região central de Cascavel (Avenida Assunção, 1829), a nova sede possui três pavimentos, totalizando 2.681,66 metros quadrados de área construída e capacidade para 120 pessoas. O edifício abrigará as Promotorias especializadas que atualmente ocupam espaço no Fórum, além do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), que até então operava em um imóvel alugado.

Durante a solenidade, o procurador-geral de Justiça, Francisco Zanicotti, destacou que a nova sede representa um marco na busca por maior eficiência e acessibilidade no atendimento à população.

O contrato para a execução da obra foi firmado durante a gestão do então procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, e do subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos à época, José Deliberador Neto.

A inauguração contou com a presença do promotor adjunto da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos e Administrativos, Cláudio Franco Félix; do diretor do Departamento de Engenharia e Arquitetura do MPPR, Henrique Terniowicz; de membros e servidores da instituição, além de autoridades convidadas.

Nova sede

A construção do prédio teve início em 30/11/2021 e foi concluída em 03/01/2025. O terreno é composto por dois lotes, que somam 2.287,50 m². O primeiro lote, doado pela Lei nº 6.759/2017, possui 1.725,00 m², e o segundo lote, doado pela Lei nº 7.473/2023, tem 562,50 m². Em dezembro de 2024, a Prefeitura de Cascavel doou um terceiro terreno, com 837,50 m² (Lei nº 7.713/2024), o que permitirá a ampliação da área de estacionamento.

O valor final da obra foi de R$ 17.706.487,69 (dezessete milhões setecentos e seis mil quatrocentos e oitenta e sete reais e sessenta e nove centavos).

Projeto arquitetônico

O projeto arquitetônico foi desenvolvido pela Tecnoplan Projetos, com execução pela Construtora Projeto Novo com acompanhamento e fiscalização do Departamento de Engenharia e Arquitetura.

A construção segue os padrões institucionais em relação às especificações técnicas de materiais, acabamentos e concepção arquitetônica. Na entrada, destaca-se um pórtico de arenito com pé-direito duplo e interior envidraçado. Internamente, o prédio é dividido em áreas destinadas às Promotorias e à estrutura do GAECO, nos 1º e 2º pavimentos. No térreo, estão localizadas a Sala Multiuso, a Central de Atendimento e a Secretaria. O edifício conta com 28 vagas de garagem cobertas, 11 vagas descobertas e 4 vagas públicas.

Unidades

Na nova sede funcionarão a 2ª Promotoria de Justiça (vinculada ao GAECO), as 7ª, 8ª, 9ª, 11ª e 12ª Promotorias de Justiça, o GAECO, a Unidade Regional de Atendimento Técnico (URATE) - Auditoria e Serviço Psicossocial, a Central de Atendimento ao Cidadão e a Secretaria. O espaço também dispõe de salas para atendimento ao público, reuniões e auditório com capacidade para 50 pessoas.