RESULT

Lula avalia nome técnico para articulação política após saída de Gleisi

Olavo Noleto deve assumir a Secretaria de Relações Institucionais com foco na base do Congresso

Lula avalia nome técnico para articulação política após saída de Gleisi Créditos: Anderson Barbosa/PT

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve anunciar, nos próximos dias, o nome de Olavo Noleto para assumir a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência (SRI). A mudança ocorre após a confirmação da saída da ministra Gleisi Hoffmann, que deixará o cargo até o fim de março para disputar uma vaga no Senado pelo Paraná.

Embora a nomeação ainda não tenha sido oficializada, a escolha já circula nos bastidores do Palácio do Planalto. Durante agenda internacional, a própria ministra indicou a possibilidade de Noleto assumir a função, informação confirmada por interlocutores do governo.

LEIA TAMBÉM:
>Lula prepara reforma ministerial
>Lula inaugura mais de mil moradias do Minha Casa, Minha Vida
>Lula critica ações dos EUA na Venezuela e defende multilateralismo

Atualmente, Olavo Noleto ocupa o cargo de secretário-executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, conhecido como Conselhão. Ele também já atuou como secretário-executivo da SRI durante a gestão do então ministro Alexandre Padilha, acumulando experiência na articulação entre o Executivo e o Congresso Nacional.

No governo, Noleto é visto como um nome de confiança do presidente e com perfil técnico, voltado ao diálogo político e à construção de consensos. O substituto dele no Conselhão ainda não foi definido.

A saída de Gleisi Hoffmann faz parte de uma estratégia eleitoral do Planalto. O presidente Lula tem defendido que ministros com potencial eleitoral disputem as eleições de outubro para fortalecer a base governista no Senado.

Em 2026, estarão em disputa 54 das 81 cadeiras da Casa, o equivalente a dois terços do total, com a renovação de dois senadores por estado. O cenário torna a articulação política ainda mais estratégica para o governo federal nos próximos meses.

Acesse nosso canal no WhatsApp