Lula manda recado a Trump e Bolsonaro: “O Brasil não baixará a cabeça”

Presidente afirma que tarifas de Trump são resultado de articulação de Bolsonaro para evitar prisão e promete resposta com Lei da Reciprocidade

Por Gazeta do Paraná

Lula manda recado a Trump e Bolsonaro: “O Brasil não baixará a cabeça”

Em meio à crise diplomática com os Estados Unidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (11) que o Brasil “não baixará a cabeça” diante de “discursos e bravatas” do presidente norte-americano Donald Trump. A declaração foi dada durante um evento no Espírito Santo, onde Lula também criticou duramente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu filho, Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

Segundo Lula, a imposição de tarifas de 50% sobre exportações brasileiras anunciadas por Trump tem motivações políticas. Para o presidente, as sanções seriam uma retaliação articulada por Bolsonaro e seu filho para tentar frear o julgamento que corre contra o ex-presidente no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado.

“Agora, qual é a razão que ele [Trump] aponta para a taxação? Primeiro, com base numa mentira, porque os Estados Unidos não têm déficit com o Brasil. Segundo, qual a lógica dele? ‘Ah, não processem o Bolsonaro, parem isso imediatamente’”, ironizou Lula.

A carta enviada por Trump a Lula cita diretamente o julgamento de Bolsonaro e acusa o Brasil de práticas comerciais desleais. O republicano ainda prometeu rever as tarifas apenas se o Brasil eliminar barreiras comerciais aos produtos norte-americanos.

Lula, por sua vez, reforçou que a Justiça brasileira é independente e que seu governo recorrerá a todas as instâncias para impedir os prejuízos impostos pela medida. “Esse país não baixará a cabeça para ninguém. Ninguém porá medo nesse país com discurso e com bravata”, afirmou.

O presidente também disse que, caso não haja acordo, o Brasil aplicará a Lei da Reciprocidade para impor tarifas equivalentes aos EUA.

Acesse nosso canal no WhatsApp