Homem descobre diagnóstico de câncer cerebral após sentir constantemente cheiro de caramelo

Caso raro no Reino Unido mobiliza familiares e comunidade em campanha por tratamento milionário

Por Gazeta do Paraná

Homem descobre diagnóstico de câncer cerebral após sentir constantemente cheiro de caramelo

O britânico Costa Fantis, de 57 anos, descobriu que estava com um câncer cerebral agressivo após notar um sintoma inusitado: ele sentia, com frequência, um forte cheiro de caramelo, que surgia repentinamente e desaparecia em poucos segundos.

Sem outras queixas relevantes de saúde, Costa decidiu procurar ajuda médica após os episódios recorrentes. Exames e uma biópsia confirmaram o diagnóstico de glioblastoma em estágio 4 — a forma mais agressiva da doença.

"Era só um cheiro doce que ele sentia de vez em quando. No começo, ninguém deu muita importância", relatou seu filho, Antonio Fantis, ao jornal The Mirror.

Dono de uma loja de salgadinhos e com rotina ativa, Costa só apresentava alterações olfativas, hoje atribuídas a mini convulsões. Ele iniciou o tratamento padrão pelo sistema público britânico, com quimioterapia e radioterapia, mas a família busca alternativas no exterior.

Uma das esperanças é uma vacina personalizada desenvolvida na Alemanha, cujo custo pode ultrapassar 464 mil libras (mais de R$ 3,4 milhões). Uma campanha de arrecadação foi criada e já reuniu metade do valor necessário.

"Ele sempre esteve ao lado de todos. Agora é a vez da comunidade retribuir. Ele é um lutador", destacou o filho.

Acesse nosso canal no WhatsApp