Há uma esperança no Cascavel com Cesar Bueno
Com Cesar Bueno no comando, Cascavel busca vaga na Copa do Brasil por meio da Taça FPF
Por Luciano Neves

A temporada do Cascavel foi decepcionante. Neste ano, a equipe ficou de fora das fases de mata-mata do Campeonato Paranaense. Caiu na segunda fase da Copa do Brasil e foi eliminado na segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro. Esse desempenho, principalmente no Estadual e na Série, impediu a garantia do calendário nacional para 2026. De momento, o Cascavel tem apenas o Campeonato Paranaense. No entanto, a temporada do clube ainda não terminou e resta uma competição estadual, que pode amenizar as consequências dos resultados e até recolocar o Cascavel na Copa do Brasil.
O Cascavel irá disputar a Taça FPF, competição organizada pela Federação Paranaense de Futebol. Ainda resta a homologação por parte da CBF, mas o campeão da Taça FPF terá uma vaga na Copa do Brasil no ano que vem. O Cascavel já foi vice-campeão deste torneio, em 2017. Na ocasião, decidiu o título com o Maringá. Aquele torneio, inclusive, tinha o formato Sub-23 e colocava o campeão na Série D do ano seguinte, algo que o Cascavel não conseguiu.
Agora, as equipes poderão contar com atletas mais experientes. Obviamente, o Cascavel não poderá contar com o mesmo elenco que encerrou a Série D. Na Taça FPF, a concorrência promete ser grande. Até porque, gigantes da Capital também estão no páreo. E devem usar equipes alternativas, casos de Coritiba e Athletico-PR. No caso do Coxa, conquistar a Taça FPF pode colocar o time na Copa do Brasil, já que ele não conseguiu a vaga via Campeonato Paranaense. A menos que o Coritiba conquiste a Série B do Campeonato Brasileiro, competição em que lidera.
No caso do Cascavel, a comissão técnica irá fazer uma mescla com atletas do grupo da Série D com jogadores que se destacaram no time Sub-20, time este que foi comandado por Cesar Bueno.
Aliás, Cesar Bueno recebeu a chance de dirigir o time principal do Cascavel. Ele teve essa possibilidade em duas ocasiões como interino. A primeira delas foi no Paranaense do ano passado em duas partidas, com uma vitória e um empate. Neste ano, ele foi o comandante na última partida da Série D, a derrota por 3 a 0 sobre o Barra. Logicamente, Bueno não foi responsabilizado pela queda na Série D. E foi efetivado como treinador para a Taça FPF, com a responsabilidade de fazer os ajustes que julgar necessário no time. Para isso, ele terá como fiel escudeiro o auxiliar Zé Luiz, que trabalhou com Tcheco nas duas passagens do treinador no Cascavel.
Série D
O Cascavel até pode disputar a Série D do Brasileiro em 2026. Só que a esperança para isso são as situações indiretas. O Cascavel está na torcida pelo Cianorte, único paranaense na disputa das oitavas de final. O Leão do Vale faz o jogo de volta desta fase neste sábado (23) contra o Mixto do Mato Grosso, às 18 horas, no Dutrinha. No jogo de ida, o Cianorte empatou em casa em 1 a 1. Portanto, necessita da vitória como visitante. Em caso de um novo empate, a decisão da vaga será nos pênaltis. Se passar por este adversário apenas dois jogos válidos pelas quartas de final restarão apenas duas partidas para que o Cianorte conquiste o acesso. E se o Leão subir para a Série C, o Cascavel, nono colocado no Estadual, vai para a Série D. Neste fim de semana, a quarta divisão nacional irá definir os oito classificados para as quartas de final. Destes, quatro vão subir para a Série D.
Além de Mixto e Cianorte, outros quatro jogos na rodada de volta serão realizados neste sábado. A Inter de Limeira recebe o Rio Branco do Espírito Santo, às 16 horas, no Major Levy Sobrinho com a vantagem do empate, já que venceu o jogo de ida por 1 a 0. Outra equipe bastante cotada para o acesso é a Aparecidense. Venceu a partida de ida por 3 a 2 e joga pelo empate com o Goiatuba, às 16 horas, no Aníbal Toledo. O ASA de Arapiraca também tem vantagem diante do Manauara, às 17 horas, em Arapiraca.
Os outros três jogos serão no domingo (24). Central e Maranhão jogam às 16 horas. O América-RN joga pelo empate contra o Imperatriz, na Arena das Dunas, no mesm horário. E Altos e Santa Cruz jogam às 18 horas num confronto que se desenha equilibrado entre dois times considerados favoritos ao acesso.
Para o Cascavel há também a esperança da ampliação da Série D de 64 para 96 times, uma bandeira do presidente da CBF, Samir Xaud. A entidade cogita a criação de uma Série E. No entanto, o mandatário defende uma ideia de uma quarta divisão maior. Se isso por implantado já em 2026, o Cascavel pode até se beneficiar com uma vaga e ter calendário nacional no ano que vem.
Créditos: Luciano Neves