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Grupo Pátria vence leilão do Lote 5 do novo pedágio do Paraná

Trecho abrange mais de 430 km de rodovias nas regiões oeste e noroeste, com obras de duplicação e novos contornos viários

Grupo Pátria vence leilão do Lote 5 do novo pedágio do Paraná Créditos: Geraldo Bubniak/ANPr

A gestora Pátria Investimentos venceu o leilão de concessão do Lote 5 das rodovias paranaenses, realizado nesta quinta-feira (30), na sede da B3, em São Paulo. O certame encerra o atual ciclo de licitações do novo programa de concessões do Estado, iniciado em 2023, e consolidou a Pátria como uma das principais operadoras da malha rodoviária paranaense.

O resultado foi definido após a abertura das propostas e a disputa de lances entre os dois grupos participantes — a própria Pátria e o consórcio formado pela Way Brasil e a gestora Kinea. A gestora sagrou-se vencedora com um desconto de 23,83% em relação à tarifa de referência estipulada em edital, superando a concorrente, que apresentou oferta de 16,70%. O valor do pedágio-teto e o desconto final ainda serão homologados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelo Governo do Estado.

A concessão prevê R$ 6,7 bilhões em investimentos obrigatórios e outros R$ 5,2 bilhões em despesas operacionais estimadas ao longo dos 30 anos de contrato, totalizando cerca de R$ 11,9 bilhões. 

O Lote 5 compreende 430,7 quilômetros de rodovias federais e estaduais, entre elas as BRs 158, 163, 369, 467 e a PR-317, conectando regiões estratégicas do Oeste e Noroeste do Paraná. O trecho é considerado vital para o escoamento da produção agrícola e industrial, ligando cidades como Guaíra, Marechal Cândido Rondon e Cascavel, além de servir como rota de integração com o Mato Grosso do Sul e o Paraguai.

O pacote de obras inclui 238 quilômetros de duplicações, 20 quilômetros de vias marginais, 3,7 quilômetros de novos contornos — entre eles o de Guaíra —, 12 quilômetros de novas rodovias, além da construção de três passagens de fauna, cinco passarelas e diversas interseções e dispositivos de segurança. Também está prevista a instalação de ciclovias ao longo da BR-369.

Com o novo contrato, a Pátria passa a administrar dois lotes do programa paranaense. A empresa já é responsável pelo Lote 1, operado pela concessionária Via Araucária, que atende Curitiba e Região Metropolitana, com extensão até o interior do Estado. A ampliação da atuação reforça o protagonismo da gestora no setor de infraestrutura e rodovias.

O Lote 5 é o último de uma série de seis concessões que totalizam 3,3 mil quilômetros de rodovias federais e estaduais. Os investimentos previstos ultrapassam R$ 50 bilhões, com foco na duplicação de trechos estratégicos, ampliação da capacidade de tráfego e modernização da malha viária.

A assinatura do contrato está prevista para os primeiros meses de 2026, após a homologação do resultado e os trâmites de habilitação técnica e financeira.

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