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Grupo EPR vence leilão do Lote 4 das concessões rodoviárias do Paraná com desconto de 21,30%

É o terceiro lote que a EPR ganha no Paraná

Grupo EPR vence leilão do Lote 4 das concessões rodoviárias do Paraná com desconto de 21,30% Créditos: ANTT/Divulgação

O Grupo EPR venceu o leilão da concessão do Lote 4 das rodovias paranaenses, realizado nesta quinta-feira (23), na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3. Como adiantado pela Gazeta do Paraná, o Lote 4 teve quatro proponentes que realizaram ofertas, situação semelhante ao Lote 3 que também teve quatro equipes participantes.

Depois de um certame relativamente rápido, a EPR se sagrou vencedora do leilão com um desconto de 21,30% em relação ao valor da tarifa de referência estipulada em edital (R$ 0,1678). Quando aberto os malotes, o Consórcio Infraestrutura PR, que tem a EPR como empresa principal, havia ficado em segundo lugar com oferta de 18,52%, atras da empresa Reúne Rodovias Holding I S.A. que é responsável atualmente pelo Lote 1, e havia oferecido um desconto de 21,20%. A Motiva Infraestrutura de Mobilidade S.A ficou na terceira colocação com 9,14% e em quarto ficou a Mota-Engil Latam Portugal S.A. com desconto de 6,23%.

Após a abertura dos pacotes, foram realizados os lances para as duas empresas que tinham diferença abaixo de cinco pontos percentuais, ou seja, Consórcio Infraestrutura PR e Reúne Rodovias Holding I S.A., com variação mínima de 0,10% nas ofertas.

Foi necessário apenas um lance, de 21,30%, para que o Grupo EPR vencesse a disputa, já que a concorrente não efetuou nenhuma oferta e manteve o desconto proposto inicialmente.

Como o desconto ultrapassou os 18%, o edital também prevê que a concessionária faça um aporte de R$ 358.215.304,79, que poderá ser utilizado no futuro para novos investimentos.

O Lote 4 abrange 627,52 quilômetros de rodovias que cruzam as regiões Norte, Noroeste e Oeste do Paraná, conectando Cornélio Procópio a Guaíra e Maringá a Nova Londrina, com impacto direto em 33 municípios da região, que é considerada estratégica para o escoamento de produtos da agricultura, pecuária e industriais. A previsão é de que sejam investidos R$ 18 bilhões em obras de ampliação, melhorias, manutenção e conservação ao longo dos 30 anos de contrato.

“Montamos um modelo que deu certo, e a prova está aqui, com a importância das empresas que participaram, resultando em grandes descontos para o povo do Paraná”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior logo após o resultado do leilão.  “O assunto pedágio no Paraná foi, por muito tempo, uma grande chaga no nosso Estado e, infelizmente, usado de forma demagógica e mentirosa com o povo. Era uma concessão feita lá em 1997, e eu mesmo lembro de como era pagar alguns dos pedágios mais caros do Brasil, sem ver as obras acontecendo e com rodovias em pista simples”, destacou.

O governador destacou ainda que os resultados já estão sendo sentidos. “No primeiro ano dos dois primeiros lotes, já temos mais de R$ 2 bilhões em obras acontecendo. Estamos falando em R$ 60 bilhões em investimentos que vão transformar o Paraná nos próximos sete anos”, afirmou.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, elogiou a condução do Governo do Paraná no novo modelo de concessões rodoviárias e destacou o protagonismo do Estado na modernização da infraestrutura do País. “Parabenizo a gestão do Estado do Paraná e a capacidade de interlocução. O Paraná está comemorando um momento muito exitoso. O Estado conta com a parceria das rodovias estaduais, realizando um modelo inovador para o Brasil. São 3,3 mil quilômetros em uma parceria inédita, já replicada por outros estados, e aqueles que ainda não estão nessa direção precisam seguir o mesmo caminho: mais investimentos públicos e o fortalecimento dos investimentos privados”, afirmou.

As obras previstas para o Lote 4 representam um dos maiores conjuntos de intervenções do programa de concessões paranaenses. Estão previstos 239,6 quilômetros de duplicações, com destaque para a PR-323, entre Maringá e Guaíra, que terá quase 160 quilômetros duplicados. Entre Doutor Camargo e Umuarama, o projeto contempla a duplicação de 114,62 quilômetros, incluindo a construção de uma nova ponte sobre o Rio Ivaí, faixas adicionais, vias marginais e ciclovias. Também haverá obras na BR-376, com 65 quilômetros de duplicação entre Maringá e Nova Londrina, abrangendo cidades como Paranavaí, Loanda e Guairaçá. Essas intervenções têm como objetivo aumentar a capacidade de tráfego, reduzir o número de acidentes e ampliar a segurança viária em uma das regiões mais produtivas do Estado.

O Grupo EPR

O Grupo EPR, sediado na cidade de São Paulo, é uma holding que concentra suas participações na administração e operação de concessões rodoviárias. Sua origem remonta a uma joint venture entre as empresas Equipav e Perfin, estabelecida em agosto de 2022. O objetivo da criação da empresa foi a formação de uma plataforma de investimentos voltada para concessões de rodovias e mobilidade.

Até o momento o Grupo EPR possui seis concessões rodoviárias. Dessas, duas já estão no Paraná: o Lote 2 com a concessionária EPR Litoral Pioneiro e o Lote 6, com a concessionária EPR Iguaçu. O Lote 4 será a terceira concessão do grupo no estado. O Grupo também trabalha no estado de Minas Gerais com quatro concessões: EPR Via Mineira, EPR Vias do Café, EPR Sul de Minas e EPR Triângulo.

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