GCAST

Fluzão é o Brasil contra a Europa nas semifinais da Copa do Mundo de Clubes

Fluminense abre as semifinais nesta terça-feira (08), às 16 horas. Time tenta chegar na grande final

Por Luciano Neves

Fluzão é o Brasil contra a Europa nas semifinais da Copa do Mundo de Clubes Créditos: Megan Briggs

Quem diria. O Fluminense, time de menor investimento entre os quatro brasileiros, é o único representante do país ainda vivo. E será o representante do Brasil e das Américas nas semifinais da Copa do Mundo de Clubes da Fifa. Aliás, o Tricolor das Laranjeiras é o Brasil contra os europeus. Três representantes do Velho Continente estão na disputa: Chelsea, o adversário do Flu, nas semifinais, Paris Saint-Germain e Real Madrid.

A fase de semifinal será aberta nesta terça-feira (08). Fluminense e Chelsea se enfrentam às 16 horas, no MetLife Stadium, em Nova Jersey, região metropolitana de Nova York. Já Real Madrid e Paris Saint-Germain se enfrentarão no dia seguinte, quarta-feira (09), também às 16 horas, no MetLife Stadium. A grande final está marcada para domingo, dia 13 de julho, às 16 horas, novamente no MetLife Stadium, em Nova York, palco que também receberá a final da Copa do Mundo do ano que vem.

Das quatro equipes que permanecem “vivas” no torneio, duas já conquistaram o Mundial: Real Madrid e Chelsea. Os espanhóis ostentam nove títulos mundiais, enquanto o Chelsea tem somente um, conquistado em cima do Palmeiras, em 2021. Fluminense e Paris Saint-Germain vão em busca da primeira conquista. O Tricolor carioca venceu a Libertadores em 2023, mas perdeu a final do Mundial de Clubes para o Manchester City no fim daquele ano. O PSG, por sua vez, disputa pela primeira vez o torneio, que agora tem um novo formato, já que até a atual temporada jamais havia conquistado a Champions League. Vale lembrar que o PSG se garantiu na Copa do Mundo de Clubes via ranking da UEFA. A conquista da Champions nesse ano garantiu a presença do time francês na próxima edição do torneio.

 

Líder

Aos 40 anos, Thiago Silva mostra que a idade não é obstáculo para seguir em alto nível. Capitão da defesa do Fluminense, o zagueiro tem sido peça-chave na campanha do clube na Copa do Mundo de Clubes e segue invicto em um quesito que impressiona: ainda não foi driblado em toda a competição.

Na vitória por 2 a 1 sobre o Al-Hilal, em Orlando, o experiente defensor voltou a demonstrar segurança. Comandando a linha de três zagueiros ao lado de Ignacio e Freytes, Thiago foi firme nos duelos e eficaz na saída de bola. Apesar de ter sofrido um tento de Marcos Leonardo, o Tricolor Carioca segue sendo umas das melhores defesas do campeonato.

Em quatro jogos pelo torneio mundial, o defensor acumula 90% de acerto nos passes (182 certos em 202 tentados), 24 cortes, 7 interceptações, 75% de aproveitamento nos duelos (15/20) e 79% nos aéreos (11/14), além de cometer apenas duas faltas e não ter sido driblado nenhuma vez. Os números são do Sofascore.

Em cinco jogos até agora, o Flu teve três vitórias e dois empates. E não foi derrotado por times europeus. A estreia foi contra o Borussia Dortmund, empate em 0 a 0. Na segunda rodada, o Flu venceu o Ulsan HD por 4 a 2. E teve outro 0 a 0 com o Mamelodi Sundows da África do Sul. Com isso, avançou em segundo lugar no Grupo F, atrás do Borussia Dortmund, que foi eliminado pelo Real Madrid nas quartas de final.

Nas oitavas, o Flu teve o seu segundo confronto contra um europeu e despachou a Inter de Milão com a vitória por 2 a 0. E nas quartas despachou o Al Hilal com a vitória por 2 a 1.

Outro destaque dessa ótima campanha do Fluminense é Jhon Arias. O colombiano valorizou a chegada da equipe nas semifinais. “Estar na semifinal da Copa do Mundo é um orgulho. É continuar nesta pegada. Estamos com o sonho muito perto”, comentou Arias após o confronto.

Créditos: Gazeta Esportiva Acesse nosso canal no WhatsApp