Chance de G-4 existe, mas é pouco provável para o Cascavel Futsal
Após a vitória por 2 a 1 sobre o Itaipulândia, na última quarta-feira, Cascavel Futsal precisa de uma conta ingrata para terminar essa fase no G-4
Por Luciano Neves

A fase classificatória do Campeonato Paranaense da Série Ouro se aproxima do fim. A última rodada será realizada na próxima quarta-feira (03) e irá definir os quatro primeiros colocados que avançam direto para as quartas de final, os oito que se classificam para a segunda fase e os times que vão lutar contra o rebaixamento. Matematicamente, o Cascavel Futsal ainda tem chances de terminar a primeira etapa no G-4 e ter o benefício de avançar direto para a terceira fase. Isso porque, a Serpente Tricolor venceu o Itaipulândia por 2 a 1, na última quarta-feira, fora de casa, resultado que lhe colocou no quinto lugar com 27 pontos. No entanto, a conta para ingressa no grupo dos quatro primeiros é um tanto quanto ingrata. O Cascavel Futsal não depende só de si. Terá que vencer o Ampére em casa na última rodada. Com isso, irá para os 30 pontos. Hoje, o G-4 tem Umuarama, com 33 pontos, e Pato Futsal, com 31, ambos já garantidos nas quartas de final. O terceiro colocado é o Marreco de Francisco Beltrão e o Foz Cataratas é o quarto colocado com 29. Para terminar no quarto lugar, o Cascavel Futsal, além de vencer o Ampére, depende de uma derrota do Azulão da Fronteira. Na última rodada, o Foz encara o lanterna Mariópolis, que luta contra o rebaixamento. Se o Foz empatar, já fica na frente do Cascavel Futsal pelo confronto direto, o primeiro critério de desempate.
A outra possibilidade de G-4 é uma derrota do Marreco de Francisco Beltrão para o Itaipulândia. Só que o Marreco joga em casa na próxima quarta.
Se o Marreco perder, o Cascavel Futsal terá que superar o adversário no goal average. Nesse caso, a Serpente Tricolor precisaria golear e o Marreco precisaria perder de goleada. Só para se ter uma ideia, uma combinação de resultados necessária para isso: o Cascavel Futsal vencer por 13 a 0 e o Marreco perder por 5 a 0.
Liga Nacional
O Cascavel Futsal volta as atenções para a Liga Nacional. Nesta competição, o time defende o posto dentro do G-8. No domingo (31), volta a jogar em casa e recebe o São José, às 11 horas, no ginásio da Neva. Este será o primeiro de uma sequência de três jogos da Serpente Tricolor em casa. Na quarta, recebe o Ampére pelo Estadual. E no sábado, dia 06 de setembro, recebe o Magnus Sorocaba.
Mais jogos
A 19ª rodada da Liga Nacional será aberta nesta sexta-feira (29) com dois jogos, que podem influenciar diretamente a parte de cima da tabela de classificação. Magnus Sorocaba e Jaraguá jogam às 20 horas, na Arena Sorocaba. O time paulista é o líder da competição com 44 pontos e defende a ponta. Mas terá pela frente o atual campeão da Liga Jaraguá, que é o único time invicto na competição. Quem tem interesse na vitória do Jaraguá é o Praia Clube, que pode assumir a liderança provisória nesta rodada. O Praia visita o Santo André, às 19 horas.
O técnico Xande terá uma nova peça no elenco do Jaraguá para o restante da temporada 2025. O clube anunciou a contratação do ala Bruno, ex-Sporting, de Portugal, que assinou contrato até o fim de dezembro. O jogador de 38 anos teve longa passagem pela seleção brasileira, conquistando dois Sul-Americanos, um Grand Prix e um bronze na Copa do Mundo de 2021. Por clubes, ele iniciou a carreira no Corinthians, depois vestiu as camisas do Carlos Barbosa, Magnus, Joinville e retornou para ACBF, antes de iniciar uma trajetória fora do Brasil, em 2020.
Créditos: Luciano Neves
