PREF CORBELIA  CAMPANHA: OUTUBRO/2025

Flamengo encara o Racing pelas semifinais da Libertadores da América

O Rubro-Negro eliminou outro time argentino na fase anterior. Competição pode ter uma nova final brasileira

Por Luciano Neves

Flamengo encara o Racing pelas semifinais da Libertadores da América Créditos: Gilvan de Souza

Desde que a Libertadores da América passou a ter a decisão em partida única, o Rubro-Negro se notabilizou como o time mais ‘copeiro’ da competição. O Rubro-Negro fez três decisões e conquistou dois títulos neste período. Em 2019, o Rubro-Negro levou a melhor sobre o River Plate na primeira edição da Libertadores com final em partida única. Aliás, a conquista ocorreu em Lima, capital do Peru, cidade que irá receber a decisão da Libertadores neste ano, no dia 29 de novembro. Depois, o Flamengo foi finalista da ‘Liberta’ mais duas vezes: em 2021 ficou com o vice-campeonato na final contra o Palmeiras. E faturou o tricampeonato no ano seguinte, em 2022, em outra final brasileira contra o Athletico-PR.

Agora, o Rubro-Negro quer voltar para Lima na final única da Libertadores esse ano. Para isso, terá que derrotar o Racing, atual campeão da Copa Sul-Americana. O jogo entre as duas equipes, que abre as semifinais, será nesta quarta-feira (22), às 21h30, no Maracanã. O primeiro finalista da Libertadores será definido na próxima quarta (29), na partida de volta, que será no Presidente Perón.

 

Argentinos

O Racing será o terceiro adversário argentino que o Flamengo terá pela frente nesta Libertadores. O Rubro-Negro fez parte do Grupo C, que tinha ainda LDU, do Equador, que também é semifinalista da Libertadores e encara o Palmeiras, o argentino Central Córdoba e o Deportivo Táchira, da Venezuela, que foi o pior time da fase de grupos e perdeu os seis jogos.

O Flamengo foi o segundo colocado atrás da LDU, por isso, faz o jogo de ida das semifinais em casa. Mas nesta chave, os três times somaram onze pontos com as mesmas campanhas. A LDU ficou com o primeiro lugar com saldo positivo de quatro. E o Flamengo teve saldo três. O Central Córdoba foi eliminado com saldo zero. Mas o Rubro-Negro não conseguiu vencer o time argentino na fase de grupos. Foi derrotado por 2 a 1 no Maracanã e empatou em 1 a 1 na Argentina.
Nas oitavas, o Flamengo passou com autoridade pelo Internacional no confronto brasileiro e venceu os dois jogos: 1 a 0 no Maracanã e 2 a 0 no Beira-Rio. Com isso, cruzou com outro time argentino nas quartas. E novo sofrimento para avançar. O Flamengo venceu o Estudiantes por 2 a 1 na ida em casa. E foi derrotado por 1 a 0 na volta. A vaga nas semifinais só veio nas penalidades máximas: vitória por 4 a 2 com o goleiro Rossi sendo decisivo.

O Racing foi o primeiro colocado no Grupo E com treze pontos. Aliás, teve a terceira melhor campanha na fase de grupos. Nas oitavas, passou pelo Peñarol e venceu os dois jogos contra o Vélez Sarsfield, no duelo argentino das quartas de final.

 

Jorginho

O meio-campista Jorginho alcançou uma marca expressiva na carreira. Com o tento marcado contra o Palmeiras no último domingo, o jogador chegou a 85% de aproveitamento em cobranças de pênalti. Ao todo, Jorginho cobrou 53 pênaltis em tempo regulamentar, com 45 convertidos e apenas oito desperdiçados. Pelo Rubro-Negro, o ítalo-brasileiro converteu duas cobranças feitas durante os 90 minutos e outras duas por decisões de pênaltis, contra o Atlético-MG e Estudiantes, por Copa do Brasil e Libertadores, respectivamente.

Os demais gols de Jorginho foram marcados por Chelsea (27), seleção italiana (5), Hellas Verona (5), Napoli (4) e Arsenal (2). O melhor desempenho aconteceu na Premier League, em que acertou 19 de 22 cobranças.

Além dos dois gols marcados, Jorginho também soma duas assistências em 21 partidas na temporada. O jogador foi titular durante os 90 minutos dos últimos quatro jogos do Rubro-Negro.

Créditos: Luciano Neves Acesse nosso canal no WhatsApp