GCAST

Festimap: Concertos especiais levam música erudita à Toledo

O Festival, que começou no último dia 14, segue até o dia 20 de julho, com programação gratuita e sem necessidade de retirar o convite antecipado. São mais de 300 musicistas reunidos na programação, que une apresentações e oficinas.

Festimap: Concertos especiais levam música erudita à Toledo Créditos: Assessoria

O município de Toledo se torna a capital paranaense de música erudita com o Festival Internacional de Música Araucárias do Paraná (Festimap), que começou no último dia 14 de julho, e segue até o dia 20. Em sua primeira edição, o evento visa expandir a cultura musical para fora dos grandes centros e incentivar a troca de experiências. Musicistas brasileiros e de outros países engradecem o Festival.

Com uma programação artística digna dos grandes centros culturais do país, o Festimap leva para o palco do Teatro Municipal de Toledo a série de Concertos Noturnos, sempre às 20h30, com entrada gratuita

Além da grade de concertos noturnos e de contribuir para a formação de profissionais especializados em música erudita e instrumental vindos de toda parte do Brasil, o I Festival Internacional de Música Araucárias do Paraná (Festimap) visa expandir a cultura musical para fora dos grandes centros e incentivar a troca de experiências.

Assim, alunos e artistas convidados mostram sua arte, também, na série de Concertos Especiais, que apresenta uma proposta de descentralização e contrapartida social. Nela, hospitais, asilos, praças e espaços diferenciados tornam-se palco de apresentações marcadas pela emoção do público que, em circunstâncias especiais, não poderia ou não tem por hábito deslocar-se até as salas de concerto.

O Festimap é uma realização da Prefeitura Municipal de Toledo, Secretaria Municipal de Cultura de Toledo e Ministério da Cultura, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio exclusivo Prati-Donaduzzi. Produção da Piu Mosso, direção artística do maestro Jean Reis e Administrativa de Raquel Mantovani. O Festival acontece de 14 a 20 de julho, com programação gratuita.

 

Espetáculos

O Festimap deve reunir mais de 300 musicistas e terá uma agenda pedagógica intensa, com oficinas durante os dias para todos os instrumentos orquestrais, regência, piano, canto e coro. Além de concertos que apresentarão alguns dos mais relevantes nomes da música de câmara e orquestral do país.

A agenda de espetáculos traz ainda professores do Festival das áreas de cordas, madeiras, metais, uma noite dedicada ao Tango Portenho, sob direção e solos do grande violinista Alejandro Drago, além de concertos apresentando a Orquestra Acadêmica, Coro Infantojuvenil, Classe de Canto, Orquestra Sinfônica e Coro Sinfônico do Festival.

 

Realização

O Festival tem direção artística do maestro Jean Reis e direção administrativa de Raquel Mantovani, com patrocínio exclusivo da Prati-Donaduzzi, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Com produção da Piu Mosso, a realização do Festimap é da Prefeitura Municipal de Toledo, da Secretaria Municipal de Cultura de Toledo e do Ministério da Cultura.

A programação segue até o dia 20 de julho e as apresentações são gratuitas e sem necessidade de retirar o convite antecipado. A programação completa da 1ª edição do Festival Internacional de Música Araucárias do Paraná pode ser acessada no https://www.festimap.com.br.

 

Confira a agenda da Série de Concertos Especiais do I Festimap

-17/07, Quarta: 

10:30 - Teatro Municipal: Ensaio Aberto.

15:00- Hospital Bom Jesus (HOESP).

20:30- Paróquia Menino Deus.

-18/07, Quinta:

10:00- CERTI Pioneira.

-19/07, Sexta:

13:00- Prati-Donaduzzi

-20/07, Sábado:

11:00, Praça Willy Barth.

 

Endereços:

-Teatro Municipal: Rua Santos Dumont, 2626. Vila Industrial 

-Hospital Bom Jesus:Rua Almirante Barroso, 2193. Centro

-Paróquia Menino Deus: Rua Porto União,901. Jd. Porto Alegre

-CERTI Pioneira: Rua Capitão Leônidas Marquês,1159. Boa Esperança 

-Prati-Donaduzzi: Rua Mitsugoro Tanaka,145.Centro

-Praça Willy Barth: Largo São Vicente de Paulo. Centro

 

Créditos: Assessoria 

Créditos: Assessoria