Feriado terá menos chuvas e temperaturas amenas no Paraná, prevê Simepar
A chuva permanece até domingo (07), feriado da Independência do Brasil, porém com menos intensidade e restrita a apenas algumas cidades
Por Gazeta do Paraná

A frente fria, que começou a passar pelo Paraná nesta quinta-feira (04), trouxe chuva para várias regiões do Estado. A chuva permanece até domingo (07), feriado da Independência do Brasil, porém com menos intensidade e restrita a apenas algumas cidades. Na segunda-feira (08), o tempo fica estável novamente no Paraná, com temperaturas mais elevadas.
Na quinta foram registrados acumulados de chuva acima de 9 mm já durante a noite em Palotina (10,2 mm), Toledo e Foz do Iguaçu (9,8 mm em cada), e Cascavel (9 mm). As temperaturas mínimas nestas cidades já tiveram declínio: na quinta Palotina amanheceu com 16,9°C, Toledo e Foz com 20,8°C, e Cascavel com 17,4°C. Nesta sexta (05), estas cidades amanheceram com 15,6°C, 16,6°C, 11,2°C e 16,1°C, respectivamente. Em Foz, portanto, a temperatura caiu quase 10°C.
Até as 9h desta sexta, os acumulados de chuva só passaram de 9 mm em Porto Vitória (11 mm) e União da Vitória (9 mm). A chuva segue ao longo do dia. “Teremos nas regiões da metade sul pancadas de chuvas ao longo do dia, em alguns momentos acompanhadas também de descargas elétricas. Nesses setores, as temperaturas não sobem muito ao longo do dia, com máximas em torno de 18°C”, explica Paulo Barbieri, meteorologista do Simepar.
Na metade norte do Paraná, principalmente na região de Maringá e Londrina, o sol predomina ao longo do dia e, à tarde, os termômetros chegam a 32°C.
FIM DE SEMANA - No sábado, o eixo da frente fria começa a se afastar do Sul do país, mas a instabilidade permanece sobre as regiões paranaenses. Chuvas, em alguns momentos acompanhadas de trovoadas, podem ser registradas entre as regiões Noroeste, Central, Campos Gerais e Leste.
Já as temperaturas diminuem em relação à sexta-feira. “Isso ocorre devido à presença dos ventos que começam a soprar no padrão de sul, sudeste, fazendo com que tenhamos o amanhecer de sábado com temperaturas em torno de 11°C nas regiões da metade sul, incluindo a Região Metropolitana de Curitiba. À tarde, as temperaturas também não sobem muito nestas áreas: não devem passar dos 13°C na RMC”, ressalta Barbieri. Já nas regiões ao norte, o amanhecer será com temperaturas em torno de 18°C, e a tarde os termômetros podem chegar aos 29°C.
Para o domingo (07), a estabilidade volta a predominar na maior parte do Estado, mas ainda com registros de chuvas isoladas no período da tarde no Oeste, Centro-Sul e região Central do Paraná. No Leste, muitas nuvens com potencial para chuva fraca de forma ocasional. As máximas não devem passar de 15°C nestas regiões.
No Norte do Estado, onde o sol predomina com maior intensidade, as temperaturas voltam a subir, chegando aos 31°C.
SEMANA - Os curitibanos, que poderão aproveitar o feriado na cidade na segunda-feira, dia da Padroeira de Curitiba (Nossa Senhora da Luz dos Pinhais), encontrarão temperaturas mais altas e um dia sem chuva.
À tarde, as temperaturas voltam a subir em todo o Paraná, podendo chegar aos 35°C no Norte e 25°C nas regiões Sul, Centro-Sul, Campos Gerais e RMC. No final da noite, entretanto, uma nova frente fria avança pelo sul do país, chegando às regiões Oeste e Sudoeste, com pancadas de chuvas e condições favoráveis para ocorrências temporais entre a noite e a madrugada de terça-feira (09).
Por conta desta nova frente fria que atravessará o Estado, o tempo seguirá instável no Paraná até quarta-feira (10), e as temperaturas terão novo declínio nos dias seguintes, ficando com valores similares ou ligeiramente abaixo dos registrados neste fim de semana (06 e 07).
AEN
