Emilia Pérez' derrota 'Ainda Estou Aqui' no BAFTA; veja lista completa de vencedores
Cerimônia da premiação, que é considerada o 'Oscar britânico', aconteceu neste domingo (16). O longa 'Conclave', dirigido por Edward Berger, venceu o prêmio de Melhor Filme.
Por Gazeta do Paraná

"Emilia Pérez" levou a melhor na categoria Melhor Filme em Língua Não Inglesa, do BAFTA, e derrotou o brasileiro "Ainda estou aqui".
A cerimônia da premiação, que é considerada o "Oscar britânico", aconteceu neste domingo (16). O longa "Conclave", dirigido por Edward Berger, venceu o prêmio de Melhor Filme.
Além de concorrer com o longa de Walter Salles, "Emilia Pérez" também disputava a categoria com "Tudo Que Imaginamos Como Luz" (Índia), "Kneecap" (Irlanda) e "A Semente do Fruto Sagrado" (Alemanha). Estrela da produção francesa, Zoe Saldaña foi premiada na categoria de Atriz Coadjuvante.
Escândalo envolvendo Karla Sofía Gascón
A conquista de "Emilia Pérez" acontece em meio ao escândalo envolvendo sua protagonista, Karla Sofía Gascón.
Gascón foi alvo de críticas por posts de teor racista e xenofóbico feitos por ela entre 2020 e 2021 no X (antigo Twitter). Ela chegou a se manifestar publicamente com tentativas de pedidos de desculpas, que também foram interpretados como ataques às pessoas que a criticavam. Em um deles, afirmou que "eles já venceram".
De acordo com o "Hollywood Reporter", devido às críticas recentes sobre seus comentários no X e entrevistas concedidas sem consulta ou coordenação com a Netflix, a atriz foi retirada da campanha do filme.
Créditos: Das Agências São Paulo