RESULT

Antiga hospedaria do século 16 é descoberta no Paquistão

Antiga estrutura de tijolos da era de Sher Shah Suri foi identificada como ponto de descanso para comboios postais; confira!

Antiga hospedaria do século 16 é descoberta no Paquistão Créditos: Departamento de Turismo, Arqueologia e Museus do Punjab

Uma hospedaria do século 16, construída durante o reinado de Sher Shah Suri (1540 – 1545), foi descoberta pelo departamento arqueológico do governo de Punjab, no Paquistão. O achado ocorreu durante escavações próximas às ruínas de Harappa, a cerca de 220 quilômetros de Lahore, e foi anunciado na última segunda-feira, 10, por um funcionário do órgão.

Localizada no lado sul da antiga estrada Sher Shah Suri, a estrutura — conhecida como serai — servia como área de descanso para comboios postais e viajantes. O governante afegão Sher Shah Suri fundou o Império Sur após derrotar o imperador mogol Humayun, mas seu domínio durou pouco: após sua morte, em 1545, os mogóis retomaram o controle da região.

 

De acordo com o secretário de Turismo de Punjab, Dr. Ehsan Bhutta, os tijolos encontrados no local apresentam características tanto da era Harappa quanto do período de Sher Shah Suri, como varandas, salas de repouso e um lago. “Mais escavações nos revelarão mais sobre o estilo de vida das pessoas que viviam aqui. Esperamos que mais características da era Harappa sejam descobertas”, afirmou Bhutta.

Revelações

Segundo a ‘Archaeology Magazine’, as escavações já revelaram o portão principal no lado norte e três salas em cada lado da entrada. Uma área triangular de 45 por 30 metros foi exposta, contendo várias pequenas salas interligadas. Entre os artefatos encontrados, estão estatuetas de terracota, objetos de jogos, fragmentos de pulseiras, rodas, um carrinho de brinquedo e um selo de faiança.

Segundo Bhutta, o governo destinou 800 milhões de rupias paquistanesas à escavação de quatro importantes sítios arqueológicos: Harappa, Taxila, o Forte de Rohtas e os fortes desérticos de Tila Joggian e Cholistan. “As escavações em Rohtas e Harappa já começaram, e os trabalhos nos dois sítios restantes terão início em breve”, explicou. Todos os objetos encontrados serão catalogados, analisados em laboratório e exibidos em museus para fins educacionais e de pesquisa.

Créditos: Aventuras na História 

Acesse nosso canal no WhatsApp