Eleições 2026: Henrique Mecabô confirma, é pré-candidato a deputado federal
Em entrevista ao podcast da Gazeta do paraná, o vice-prefeito de Cascavel, pelo Partido Novo, avalia disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados e também faz um balanço dos trabalhos junto a Prefeitura

Eliane Alexandrino/Cascavel
O vice-prefeito de Cascavel, Henrique Mecabô (Novo), afirmou em entrevista ao podcast da Gazeta do Paraná que deve colocar seu nome à disposição do partido como pré-candidato a deputado federal nas eleições de 2026. Durante a conversa, ele também fez um balanço da atuação na prefeitura e comentou sobre os desafios da política.
“Essa tem sido uma decisão que tem passado por muito aconselhamento. De amigos, empresários, pessoas da política e até aconselhamento religioso, para entender qual é o melhor próximo passo. Fiz um compromisso com a cidade e com o Renato Silva, e estar como vice-prefeito tem sido uma experiência excepcional. Mas, ao mesmo tempo, tenho sido muito questionado sobre a representatividade da nossa região Oeste, especialmente de Cascavel. Hoje temos apenas um deputado com domicílio no município, quando já chegamos a ter cinco na cidade e região”, afirmou.
Mecabô ressaltou que a ausência de representantes locais na Câmara Federal tem gerado cobranças. “Apesar da minha pouca idade, tenho histórico empresarial, trabalhei com startup para digitalizar serviços públicos e venho de uma família ligada ao agronegócio. A população percebe que nossa região está cada vez menos representada em Brasília. Alguns deputados apenas devolvem emendas, o que é importante, mas falta enfrentamento ideológico em pautas decisivas. O Supremo incha em seu poder porque os deputados deixam de debater os grandes temas. É preciso mais coragem no Parlamento”, disse.
O vice-prefeito destacou que sim, amadurece a possibilidade de se candidatar em 2026. “Tenho tempo para cumprir as duas missões: continuar servindo a cidade e, se a população entender, buscar novos voos. Vejo com preocupação o cenário em Brasília e é cada vez mais provável que eu coloque meu nome à disposição no ano que vem, para garantir melhor representação à região. Mas não esqueço das minhas raízes e dos compromissos que assumi com Cascavel”, declarou.
Início na política
Durante a entrevista, Mecabô relembrou como surgiu seu interesse pela vida pública. “Cresci em uma época em que a política gerava interesse e desprezo ao mesmo tempo. Foi o período do mensalão, depois do petrolão e da Lava Jato. Lembro do meu pai desligando a TV sempre que começava o noticiário político. Meu envolvimento direto começou quando fui estudar fora do país, aos 20 anos. Fiz um terceiro diploma em Ciência Política e decidi atuar na área. Passei por Brasília em um estágio voluntário e vi de perto o que funciona e o que não funciona.”
Aos 27 anos, em 2022, Mecabô disputou pela primeira vez uma eleição, como candidato a deputado federal pelo Novo, e recebeu 27.651 mil votos em 292 municípios. Em Cascavel, foram 16 mil votos, o que o colocou como o segundo mais votado da cidade, atrás apenas de Renato Silva, então vice-prefeito na época.
Aliança fechada com o NOVO
Mecabô ingressou no Partido Novo em 2020, a convite da vereadora Indiara Barbosa, de Curitiba. Disse manter boa relação com o vice-prefeito da capital, Paulo Martins, e elogiou sua trajetória. “Ele sempre foi uma referência intelectual, alguém que defende valores de forma consistente. Para nós, do Novo, é uma honra o ter no partido. Temos nomes fortes como Deltan Dallagnol, Valdemar Jorge e lideranças municipais, como em Cafelândia e Cascavel, que ajudam a fortalecer nosso partido.”
Ele destacou ainda que o Novo hoje participa do governo Ratinho Junior, o que abre possibilidades de alianças em 2026. “O foco tem sido montar uma boa chapa proporcional, com nomes competitivos para a Assembleia Legislativa e a Câmara Federal. Ao mesmo tempo, figuras como Paulo Martins podem construir espaço para disputar o governo ou o Senado.”
Experiência como vice-prefeito
Mecabô também falou sobre o aprendizado no cargo e destacou um bom diálogo com o prefeito Renato Silva (PL). “Ser vice tem suas limitações, mas tenho a felicidade de compartilhar a gestão com o Renato Silva, que sempre me deu espaço. Cheguei a assumir interinamente a Prefeitura, tornando-me o mais jovem da história de Cascavel a ocupar o cargo. Foi uma experiência que me mostrou o peso da responsabilidade. Tenho buscado estar presente nos distritos, ouvir as demandas diretamente da população e interagir pelas redes sociais. Isso tem sido fundamental para compreender de perto os problemas e ajudar na tomada de decisões.”
Quem é Henrique Mecabô?
Henrique Antunes Mecabô, 29 anos, é economista, mestre em economia e cientista político. Natural de Cascavel, destacou-se pela dedicação acadêmica e pela defesa de uma gestão pública eficiente, transparente e responsável. Filiado ao Partido NOVO, foi eleito vice-prefeito em 2024 e, em julho de 2025, tornou-se o prefeito mais jovem da história da cidade ao assumir o cargo interinamente. Representa uma nova geração de quadros políticos na região oeste do Paraná com perfil técnico e voltado à modernização da administração pública.
Foto: Eliane Alexandrino
