Doadores de órgão terão direito à meia-entrada em eventos culturais e esportivos, em Cascavel
Proposta foi aprovada por unanimidade e busca incentivar a doação por meio de benefícios culturais, esportivos e de lazer
Créditos: Divulgação
O primeiro projeto de lei votado pela Câmara Municipal em 2026 foi aprovado por unanimidade em primeira votação na sessão desta segunda-feira (2). O Projeto de Lei Ordinária (PLO) 187/2025 concede o benefício da meia-entrada em eventos culturais, artísticos, esportivos, cinematográficos e de lazer a doadores de órgãos.
A proposta é de autoria dos vereadores Edson Souza (MDB) e Cidão da Telepar (Podemos), que defenderam a iniciativa durante a sessão plenária. Segundo os parlamentares, o objetivo é estimular a doação de órgãos e ampliar o número de pessoas dispostas a manifestar oficialmente essa vontade.
Ao apresentar o projeto, Edson Souza destacou que já existe uma plataforma digital reconhecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Aedo.org.br, onde os cidadãos podem registrar formalmente a intenção de serem doadores. “A pessoa pode ser reconhecida como doadora e, a partir disso, podemos realizar campanhas e oferecer benefícios para incentivar cada vez mais pessoas. Temos muita gente na fila aguardando um órgão”, afirmou o vereador.
Cidão da Telepar também ressaltou a importância do tema e relatou experiências pessoais em campanhas de conscientização. “A maior dificuldade é convencer a família naquele momento de dor. Já participei de situações em que uma mãe, após perder o filho em um acidente, resistiu à ideia, mas depois aceitou. Mais tarde, ela ficou muito feliz ao saber que o filho possibilitou que outra pessoa continuasse enxergando”, contou.
O projeto retorna à pauta da Câmara na sessão desta terça-feira (3), quando será submetido à segunda e última votação. Caso seja novamente aprovado, seguirá para sanção do Executivo municipal.
Foto: Divulgação
