RESULT

Diretora de escola de Curitiba leva educação brasileira ao palco da COP-30

A pedagoga Carolina Paschoal, diretora da Escola Pedro Apóstolo, irá palestrar sobre a importância de aliar educação e sustentabilidade na conferência do clima  

Diretora de escola de Curitiba leva educação brasileira ao palco da COP-30 Créditos: Divulgação

Em novembro, o Brasil sedia a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-30), o maior encontro global dedicado ao debate de ações para combater as mudanças climáticas. O evento reforça a importância de se discutir a educação ambiental nas escolas, preparando as novas gerações para compreender a urgência do tema e atuar de maneira consciente para melhorar o futuro do planeta. É justamente sobre esse assunto que a pedagoga e diretora da Escola Pedro Apóstolo, de Curitiba (PR), Carolina Paschoal, irá se debruçar em sua palestra no dia 11 de novembro, na Green Zone – espaço aberto ao público que reúne atividades, debates e exposições.

 A diretora será a única representante da educação básica brasileira na programação da organização internacional RTCC (observadora oficial das convenções ambientais da ONU) na COP-30. Com essa representação inédita, ela destaca a necessidade de trazer o debate sobre educação e sustentabilidade para a realidade cotidiana, lembrando que a transformação para uma sociedade mais consciente começa na sala de aula.

 “É nesse espaço que as crianças aprendem a conviver, a respeitar e a compreender que suas escolhas têm impacto coletivo. Por isso, a educação ambiental não pode mais ser periférica — precisa estar no centro da aprendizagem, conectando teoria e prática. É com essa convicção que me preparo para representar a educação básica brasileira na COP-30”, afirma.

 Além da palestra, a Escola Pedro Apóstolo irá se fazer presente na conferência de outra forma: 90 alunos escreveram cartas que estão sendo levadas de veleiro, do Sul até Belém, com mensagens sobre a importância da preservação ambiental. A previsão é que as cartas cheguem na capital paraense no dia 7 de novembro, quando serão recebidas pela Família Schurmann, amplamente envolvida com questões ambientais. Depois, as cartinhas serão entregues a líderes mundiais e autoridades presentes no evento.

 Essa mobilização dos estudantes reforça a missão da escola em integrar a educação climática ao cotidiano, conectando teoria e prática. “Os alunos expressaram não apenas suas preocupações, mas também suas esperanças e soluções. Cada carta reflete a sensibilidade e o engajamento de crianças que já entendem a importância de agir agora. Esse é o verdadeiro efeito multiplicador da educação: transformar indivíduos em agentes de mudança”, afirma.

 

Conceito aplicado na prática

 O convite para palestrar na COP-30 é resultado de anos de dedicação à sustentabilidade na Escola Pedro Apóstolo. A jornada começou em 2019, quando a instituição fez da educação ambiental um dos pilares de sua proposta pedagógica através do Projeto Mares Limpos da ONU, com o propósito de repensar o uso do plástico. O compromisso com o meio ambiente está presente tanto nas salas de aula quanto nas atitudes diárias da comunidade escolar.

Entre as iniciativas, destacam-se o Programa Desconto Sustentável, que estimula hábitos conscientes por meio de abatimentos na mensalidade, o uso de energia 100% renovável, proveniente de usinas solares, a reciclagem dos livros didáticos utilizados pelos alunos, o recolhimento de óleo de cozinha para a conversão em biodiesel e a participação no projeto Tampinha Solidária, que converte tampas plásticas em recursos para instituições de acolhimento de idosos.

 Além das iniciativas que envolvem a comunidade, o principal projeto da escola é ensinar e capacitar os estudantes através dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU em projetos que resultam em pesquisas acadêmicas que promovem o desenvolvimento do senso crítico e a mudança de posicionamento sobre os impactos do ser humano no meio ambiente.

 

 

 

 

 

Acesse nosso canal no WhatsApp