Desfile de 7 de Setembro vai levar ao público a evolução das viaturas dos Bombeiros
Das 32 viaturas do Corpo de Bombeiros que vão desfilar domingo (7) no Centro Cívico, em Curitiba, uma se destaca: a Alto Bomba Vapor 02 (ABV02), de 1929
Por Gazeta do Paraná

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) levará uma curiosidade histórica ao Desfile de 7 de Setembro deste domingo, em Curitiba: a viatura Alto Bomba Vapor 02 (ABV02), de 1929. O veículo, parte do acervo do Centro Histórico do Corpo de Bombeiros, está totalmente conservado e funcional, mas será exibido em cima de uma prancha durante o desfile, como forma de preservar sua integridade.
A ABV02 representa um marco da história da corporação. O modelo funcionava por meio de uma bomba movida a vapor, que utilizava água transportada por tanques puxados por tração animal. Ao aquecer a água, o sistema gerava o vapor necessário para o acionamento da bomba, permitindo o combate a incêndios.
Junto com esse patrimônio histórico, o CBMPR apresentará também mais cinco viaturas que foram usadas ao longo dos anos e outras 26 viaturas modernas, que refletem a evolução tecnológica da corporação. Os caminhões que hoje compõe a frota são veículos multimissão, com tecnologia embarcada que acelera deslocamentos e amplia a eficiência em operações de combate a incêndio, salvamento e resgate.
As viaturas atuais possuem tanque integrado de 4.500 litros, carreta de apoio com capacidade de até 30.000 litros, sistemas de bombeamento de alta pressão para atender prédios elevados e equipamentos para múltiplos cenários: incêndios urbanos e florestais, salvamentos em altura, buscas terrestres e aquáticas, desencarceramento e até mesmo manejo de abelhas. A integração de recursos em um único veículo permite resposta mais rápida e maior preservação de vidas e bens materiais.
“O desfile de 7 de Setembro é um momento em que demonstramos nosso orgulho pela Nação. Como uma força pública a serviço da sociedade, o trabalho do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná faz parte da história da Nação. Neste cenário, podemos demonstrar os recursos que temos para proteção e atendimento da população, com o desfile de 267 bombeiros a pé e das viaturas, demonstrando inclusive a evolução dos veículos que fazem os atendimentos ao longo dos anos, refletindo também a evolução do próprio CBMPR e o compromisso da corporação em salvar vidas”, destaca o comandante-geral do CBMPR, coronel Antonio Geraldo Hiller Lino.
