Desembargadores do TJ-MT fazem protesto silencioso contra presidente

Ausência em massa de 26 magistrados na sessão do Pleno expõe racha interno e críticas à gestão de José Zuquim, incluindo decisão isolada sobre pagamento de adicional a servidores.

Por Gazeta do Paraná

Desembargadores do TJ-MT fazem protesto silencioso contra presidente Créditos: Divulgação

Vinte e seis dos 36 desembargadores em exercício no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT) não compareceram à sessão do Pleno realizada nesta quinta-feira (28). A ausência em massa foi interpretada como um protesto silencioso contra a condução da gestão do presidente do tribunal, desembargador José Zuquim. O episódio expôs um racha interno e a falta de consenso sobre os rumos da Corte.

De acordo com magistrados ouvidos pela reportagem, Zuquim tem tomado decisões administrativas de grande impacto sem consulta prévia ao colegiado, descumprindo acordos de diálogo interno. O caso mais recente foi a autorização para pagamento de adicional por tempo de serviço (ATS) a 2,4 mil servidores, medida que poderia gerar impacto estimado em R$ 3 bilhões aos cofres públicos.

Segundo relatos, o presidente havia se comprometido a discutir o tema com os demais desembargadores, mas tomou a decisão de forma unilateral. A medida foi posteriormente suspensa pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Mauro Campbell Marques. “O protesto existiu, sim, e foi uma forma de reagir contra essa maneira de se conduzir o Poder”, afirmou um magistrado ao MidiaNews, destacando que a insatisfação decorre de “uma somatória de fatores e da falta de diálogo”.

Ao constatar a ausência de quórum para a sessão, Zuquim declarou que comunicará o episódio ao CNJ. “Diante da falta de justificativas das ausências, determino que se dê conhecimento imediato ao corregedor nacional de Justiça, para que tome as providências devidas no sentido de garantir a continuidade dos trabalhos desta instituição”, afirmou o presidente.

Com informações do Mídia News

 

Acesse nosso canal no WhatsApp