Curitiba oficializa Dia do Rock no calendário oficial
A capital paranaense tem uma intensa cena roqueira. Além de bares inteiramente dedicados ao estilo, acontecem grandes festivais de rock e shows de nomes importantes da história do estilo.
Por Gazeta do Paraná
Entrou em vigor a lei que oficializa Curitiba como a “Cidade Mais Rock and Roll do Brasil”. A lei aprovada em 09 de dezembro do ano passado pela Câmara dos Vereadores confere à capital paranaense este título e ainda inclui do Dia do Rock (13 de julho) no calendário oficial de eventos da cidade. O projeto para o Dia do Rock foi elaborado pelo vereador Alexandre Leprevost (União) e aprovado por unanimidade, enquanto o de cidade roqueira, por Bruno Pessutti (Pode).
A proposta surgiu da vontade de celebrar não apenas o estilo musical, como também a força da cultura roqueira e a ligação do público curitibano com o rock. “A cidade é um polo de grandes eventos e shows, atraindo bandas nacionais e internacionais, contribuindo significativamente para o crescimento do setor de entretenimento. Essa movimentação não apenas impulsiona o comércio local, incluindo lojas, bares e restaurantes, mas também gera milhares de empregos diretos e indiretos”, comentou o vereador.
Cidade roqueira
No mesmo dia, em dezembro, também foi aprovada a proposta de entregar à Curitiba o título de Cidade Mais Rock and Roll do Brasil. O projeto foi protocolado por Bruno Pessuti (Pode), com coautoria de Dalton Borba (Solidariedade), Herivelto Oliveira (Cidadania), Jornalista Márcio Barros (PSD), Nori Seto (PP), Pier Petruzziello (PP), Rodrigo Reis (União). “Ele complementa o projeto de lei do Alexandre Leprevost”, explicou Pessuti.
Histórico
O dia 13 de julho foi escolhido para comemorar o Dia do Rock mundialmente por razão do Live Aid. O grande festival aconteceu em 1985, simultaneamente nas cidades de Londres (Inglaterra) e Filadélfia (Estados Unidos). O objetivo do evento era auxiliar a população da Etiópia, que passava por uma crise de fome. O festival contou com shows de nomes de peso, como Sting, Elvis Costello, David Bowie, Phil Collins, Joan Baez, Black Sabbath e uma apresentação que se tornou histórica do Queen.
Curitiba
A capital paranaense tem uma intensa cena roqueira. Além de bares inteiramente dedicados ao estilo, acontecem grandes festivais de rock e shows de nomes importantes da história do estilo. O bar Crossroads, por exemplo, vem realizando seu aniversário juntamente com o Dia do Rock desde 2017. A edição de 2024 aconteceu na Pedreira Paulo Leminski e teve 30 atrações, valorizando nomes do rock local e relembrando clássicos do estilo.
A agenda de Curitiba para 2025 já tem nomes internacionais de peso confirmados. Começando com o retorno do I Wanna Be Tour em fevereiro, com muito emo e hardcore. Sting traz sua turnê para a Pedreira Paulo Leminski em fevereiro, mesmo mês em que o The Cult toca na Live. Março recebe The Offspring e Alanis Morissette na Pedreira e Garbage na Live. O grupo Incubus toca em abril, e Tarja Turunen se apresenta com Marko Hietala em maio. O quinto mês também tem Coolritiba, festival de música que confirmou essa semana a presença de nomes como CPM 22, Fresno e Jovem Dionísio. O rock nacional é representado por nomes como Capital Inicial em junho. Setembro tem turnê da Epica, e dezembro, Pierce The Veil.
Créditos: Curitiba Cult