EPR assume Lote 6 do pedágio nesta sexta-feira
Evento marca o início de uma nova era para as rodovias do estado, com previsão de grandes obras e a duplicação completa da BR-277
Por Da Redação

Pouco menos de quatro anos após o fim da concessão de pedágio do anel de integração, a região Oeste do Paraná terá novamente uma empresa controlando suas rodovias. Nesta sexta-feira (11), acontece a assinatura do contrato para inicio dos trabalhos nas rodovias do oeste e sudoeste do Paraná com o Grupo EPR, concessionária que venceu o leilão do Lote 6 e administrará por 30 anos as rodovias que integram o Oeste e o Sudoeste do Paraná. A assunatura marca o início de uma nova era para as rodovias do estado, com previsão de grandes obras e a duplicação completa da principal via que corta o Paraná: a BR-277. A previsão é de que até 2031, a rodovia esteja quase em sua totalidade duplicada, ligando o Oeste a região do Litoral do estado. O braço do Grupo EPR que comandará as rodovias do Lote 6 se chamará EPR Iguaçu, nome que remete a região que é banhada em grande parte pelo rio Iguaçu.
Na semana passada, representantes da prefeitura de Cascavel se reuniram com o Grupo EPR para discutir detalhes referentes a concessão. Com objetivo de entender o planejamento das obras e da retomada das praças de pedágio, a ideia da prefeitura foi dialogar sobre as formas para “proteger” o cidadão de Cascavel, com foco especial em produtores rurais que moram nas proximidades das praças.
Um dos principais pedidos é pela implementação de mecanismos de proteção para produtores rurais e também moradores que necessitam fazer o uso frequente das praças que cercam a região oeste. O desconto progressivo que pode chegar a 90% da tarifa durante o mês é um dos mecanismos que deve auxiliar aos motoristas, mas também há a possibilidade de novos mecanismos serem implementados com aval do município e da concessionária.
“Queríamos entender se há algum mecanismo para que essa pessoa, esse produtor, que muitas vezes desloca a sua produção para dentro da cidade, não tenha que pagar a tarifa toda vez que passa pela praça de pedágio”, afirmou o vice-prefeito de Cascavel, Henrique Mecabô.
Além disso, o município tem discutido junto a EPR, as obras que devem integrar o Lote 6, como a trincheira do Cascavel Velho e outras importantes medidas que tendem a desafogar o tráfego do município.
“A EPR também se mostrou institucionalmente muito aberta a discutir com o município as benfeitorias, as obras que vão ser feitas aqui em Cascavel e região. Em especial, nós temos o caso do Cascavel Velho, onde o município aguarda a aprovação final do projeto no DNIT para já avançar com a obra de maneira municipal”, disse Mecabô.
O Lote 6 contempla um projeto total que envolve mais de 600 quilômetros de rodovias, e desses, 460 quilômetros serão duplicados, o que faz com que o projeto se torne um dos maiores de infraestrutura em toda a América Latina.
Praças de pedágio
Com a assinatura, a empresa terá um prazo mínimo para adequar as rodovias e também as praças de pedágio e iniciar a cobrança de tarifas. Há alguns dias a EPR já trabalha na revitalização das praças, que estão praticamente prontas para operação. Além disso, há a manutenção das rodovias que integram o Lote, que precisam ser entregues com sinalização regular e também com obras de melhorias na infraestrutura, para que os condutores possam transitar de forma segura pelas vias paranaenses.
A tarifa só pode ser cobrada após a conclusão da implantação das praças e de outros investimentos previstos no programa de exploração de rodovias. No caso das praças já existentes, a cobrança pode começar em até 30 dias após a assinatura do contrato. Ainda assim, não há uma data exata para o início da cobrança da tarifa de pedágio nas rodovias do lote 6.
Ao todo, a EPR vai administrar as rodovias BR-277, entre Foz do Iguaçu e Guarapuava, e outras duas estradas federais do Sudoeste: as BR-163 e BR-469. Há também, desta vez, cinco rodovias estaduais incluídas no Lote: PR-158, PR-180, PR-182, PR-280 e PR-483.
O investimento previsto na concessão é de cerca de R$ 20 bilhões em 662 quilômetros de rodovias, destes, R$12,6 bilhões em grandes obras, como a duplicação de 70% de estradas, e R$7,4 bilhões em manutenção.
Ao todo, serão nove praças de pedágio, sendo seis já existentes e três novas que serão implantadas. Comparando com os outros lotes já concedidos, o custo do pedágio no lote 6 é significativamente superior, chegando a R$ 17 por 100 km. Enquanto isso, em outros trechos concedidos, a tarifa varia entre R$ 10 e R$ 12.
O Grupo EPR já administra outro lote de rodovias no Paraná, o Lote 2, que liga o Litoral do estado ao Norte Pioneiro.
Em nota, a ANTT afirmou que "a diretoria colegiada aprovou, em reunião realizada nesta quinta-feira (10/4), os contratos de concessão dos Lotes 3 e 6 do Paraná. Com a deliberação, a ANTT cumpre o cronograma estabelecido no edital. A aprovação formaliza o início do prazo para que as concessionárias assumam a gestão dos trechos, o que está previsto para ocorrer no dia 11 de maio.
As informações sobre o começo das operações e detalhes da execução do Plano de 100 Dias iniciais serão apresentadas em um evento, com data ainda em definição e que será comunicada à imprensa com antecedência".