RESULT

Conselho Tutelar confirma denúncias de supostos abusos sexuais contra crianças em Irati

Professor afastado também é vereador e presidente da Câmara Municipal; caso segue em investigação sob sigilo de Justiça

Por Gazeta do Paraná

Conselho Tutelar confirma denúncias de supostos abusos sexuais contra crianças em Irati Créditos: Folha de Irati

O Conselho Tutelar de Irati divulgou, nesta semana, a Nota Pública nº 002/2025 confirmando o recebimento de denúncias de supostos abusos sexuais cometidos contra crianças e adolescentes por um professor da rede estadual de ensino. As informações, apuradas pela Folha de Irati, apontam para o vereador Hélio de Mello (PL), presidente da Câmara Municipal, que também atuava como professor de Educação Física no Colégio da comunidade do Rio do Couro, onde reside.

O documento, emitido na quarta-feira (3), informa que o caso foi comunicado à 2ª Promotoria de Justiça de Irati, que solicitou medidas cautelares já determinadas pela Justiça. Entre elas estão: a proibição de acesso ao colégio onde os fatos teriam ocorrido, a proibição de contato com os alunos e a suspensão do exercício da função pública de professor.

A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) confirmou o afastamento de Hélio de Mello desde agosto. Em nota, destacou que acompanha o processo em sigilo judicial e reforçou que todas as medidas cabíveis foram adotadas em conjunto com o Ministério Público, o Conselho Tutelar e a Polícia Civil, visando à proteção e ao bem-estar dos estudantes.

Na segunda-feira (1º), a Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão autorizados pela Justiça. A investigação tramita na 41ª Delegacia de Polícia de Irati sob o inquérito nº 253728/2025 e na Promotoria de Justiça em procedimento administrativo próprio. Extraoficialmente, apurou-se que já foram registradas mais de 100 denúncias.

Afastamento político

Paralelamente às investigações, Hélio de Mello apresentou, na segunda-feira (1º), um pedido de afastamento do cargo de vereador por 90 dias, alegando motivos de saúde, com a entrega de atestado médico. A cadeira foi assumida por João Leuch (PL), enquanto a presidência da Câmara passou ao vice-presidente Selmo de Lima Vieira (Podemos).

Em nota oficial, a Câmara de Irati confirmou ter conhecimento da existência de inquérito policial envolvendo o vereador licenciado, mas afirmou não ter acesso a detalhes em razão do sigilo. A direção da Casa informou que aguardará comunicação oficial das autoridades para eventual manifestação ou providências.

Defesa e próximos passos

Procurado pela reportagem, o advogado de defesa do vereador, Ricardo Mathias Lamers, afirmou que não se pronunciará em razão do segredo de justiça. As mensagens enviadas diretamente a Hélio de Mello não foram respondidas.

O Conselho Tutelar reforçou que vítimas foram encaminhadas para escuta especializada e que a comunidade deve se manter vigilante na proteção de crianças e adolescentes. “Não se cale. Denuncie. Procure o Conselho Tutelar ou disque 100”, diz o comunicado assinado pelos conselheiros Rhauan Elkyen de Oliveira Leite, Vinícius Marcello, Sonia Mara da Rocha e o coordenador administrativo Thiago Vinícius Mattoso Gorte.

Com informações da Folha de Irati

Acesse nosso canal no WhatsApp