Castramóvel realiza a castração gratuita de 120 cães e gatos no Cascavel Velho
Unidade móvel deve permanecer no bairro por até 30 dias
Por Gazeta do Paraná

O Castramóvel iniciou hoje (14) a temporada de atendimentos no bairro Cascavel Velho. A ação integra o programa municipal de bem-estar animal e tem como objetivo facilitar o acesso da população à castração gratuita de cães e gatos, com foco especial em tutores de baixa renda. A unidade deve permanecer no bairro por até 30 dias, podendo haver prorrogação ou encerramento antecipado, conforme a demanda.
O prefeito Renato Silva destacou a importância do trabalho da equipe nessa ação. “Essa é uma ação de governo com toda a nossa equipe. Quero parabenizar a secretária Beatriz e todos os servidores comprometidos com o cuidado aos animais. É um programa pensado, planejado, e as ações estão acontecendo. Começamos hoje aqui no Cascavel Velho e vamos continuar em outros bairros e distritos, com a meta de mais de 1,5 mil castrações até o fim do ano”, detalha.
Somente nesta primeira etapa no bairro, 120 animais serão cadastrados, na unidade que está estacionada no CCI do Cascavel Velho, na Rua Londres, 980. Mas quem não conseguiu realizar o cadastro ainda pode se inscrever durante o período em que o Castramóvel permanecer no bairro, basta se cadastrar pelo WhatsApp no número (45) 99146-7370.
O atendimento segue um protocolo semelhante ao de clínicas veterinárias particulares. “Fazemos a pesagem, avaliação clínica, medicação e sedação antes da cirurgia. Após o procedimento, os pets ficam em observação até estarem totalmente despertos para receber alta”, explicou o gerente do Bem-Estar Animal, Rafael Spinelli. Ainda segundo ele, o agendamento prévio é fundamental, pois o procedimento exige jejum e preparo pré-operatório dos animais.
A diretora de Conservação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Olga Tschá, explicou que, além da castração, a ação contempla a entrega de casinhas para os tutores que declararam essa necessidade durante o cadastro. “É um projeto maravilhoso. Estamos intensificando o cuidado, inclusive com a entrega de casinhas, feitas pelos apenados da PIC. Essa parceria com o sistema penal permite ampliar ainda mais o alcance do programa”.
A secretária de Meio Ambiente, Beatriz Bertoglio, lembra da importância da presença dos tutores nos horários agendados. “Infelizmente, hoje pela manhã tivemos algumas faltas. Isso prejudica outras pessoas que gostariam de estar aqui. Então, pedimos para que todos que se inscreveram compareçam”, alertou. A secretária também reforçou os números da iniciativa: “Com o Castramóvel, nossa meta é de 500 castrações até o fim do ano. Junto às clínicas conveniadas, chegaremos a 1.500 procedimentos realizados”.
Secom
