Cascavel vai seguir como freguês do Leão?
Serpente Aurinegra tenta se recuperar de goleada sofrida na rodada passada e encara o Cianorte
Por Luciano Neves

A semana foi bastante tumultuada para o Cascavel após a goleada sofrida pelo Goiatuba por 4 a 1, no último sábado, no Olímpico. Primeiro, o clube anunciou a saída do executivo de futebol, Matheus Milet. E depois disso, o time se blindou com o intuito de se recuperar na Série D do Campeonato Brasileiro. Tudo pode mudar em caso de uma vitória no duelo entre paranaenses. Neste sábado (03), a Serpente Aurinegra visita o Cianorte, às 15 horas, no Estádio Albino Turbay, em Cianorte, na abertura da terceira rodada. O clima pode mudar para o Cascavel em caso de vitória. No entanto, o clube tem vários desafios no confronto deste sábado. O Cascavel busca a primeira vitória fora de casa nesta temporada. Aliás, não vence como visitante há mais de um ano. A última vez que venceu fora do Estádio Olímpico foi no dia 27 de abril de 2024, na primeira rodada da Série D do ano passado. Neste ano, atuando como visitante, o Cascavel fez sete jogos com quatro empates e três derrotas.
E tenta acabar com o jejum diante do Cianorte. O Cascavel é freguês do rival paranaense. Pela Série D, os dois times se enfrentaram em quatro ocasiões, com duas vitórias do Leão e dois empates. Dois desses confrontos ocorreram no mata-mata da Série D de 2021, quando Tcheco foi o treinador cascavelense em sua primeira passagem pelo clube. Na ocasião, ambos empataram sem gols no jogo de ida, mas na volta, o Cianorte eliminou o Cascavel com a vitória por 3 a 0, dentro do Olímpico. No ano passado, ambos foram adversários na mesma chave pela Série D. O Cianorte venceu o Cascavel por 2 a 1, no Olímpico, e depois ambos empataram em 1 a 1 na partida de volta.
Neste ano, os dois times se enfrentaram pela primeira rodada do Campeonato Paranaense, em Cianorte, com nova vitória do Leão do Vale por 2 a 1. No jogo, que ocorreu no dia 12 de janeiro, o gol cascavelense foi marcado por Paulo Victor. No entanto, o lateral-esquerdo cumpre suspensão na partida deste sábado, já que foi expulso contra o Goiatuba. Em seu lugar, deve atuar Bruno Dip.
Tcheco confia na reação do grupo e projeta clássico como ponto de virada na Série D. “O início não foi o que esperávamos, mesmo com uma boa intertemporada, mas confiamos muito no grupo e no potencial dos atletas. Ainda há tempo para reverter, desde que a gente mude a postura, foque mais e corrija o que precisa ser ajustado. A resposta agora precisa ser para nós mesmos, porque sabemos que temos capacidade de reagir”, disse.
Na tabela
Ainda sem vencer na Série D, o Cascavel aparece na última colocação na tabela com apenas um ponto. O seu adversário ainda está invicto na competição. Com uma vitória em casa por 1 a 0 sobre o Operário do Mato Grosso do Sul e um empate em 2 a 2 com o Itabirito na rodada passada, o Cianorte é o segundo colocado com quatro pontos. E irá assumir a ponta em caso de vitória. Mas para isso terá que torcer por um tropeço da líder Inter de Limeira, que tem seis pontos. A Inter faz um duelo paulista contra o Monte Azul, em casa, neste sábado, às 17 horas. A terceira rodada do Grupo A7 tem o confronto entre Uberlândia e Operário neste sábado, às 17 horas. O Goiatuba, que goleou o Cascavel, fecha a rodada neste domingo (04) contra o Itabirito, no Divinão. “O adversário vem de dois bons resultados e é muito confiante, é um clássico do nosso estado e sabemos que será um jogo difícil. Mas confiamos no nosso potencial e força, e um confronto assim é ideal para mostrar nosso valor e buscar pontos importantes na sequência do campeonato”, finalizou Tcheco.
Grupo A8
No Grupo A8, a liderança está nas mãos do Azuriz de Pato Branco. Com duas vitórias em dois jogos, a Gralha Azul lidera de maneira isolada com seis pontos. O Azuriz derrotou dois gaúchos nesta Série D: 2 a 1 sobre o São Luiz, no Rio Grande do Sul, e 1 a 0 sobre o Brasil de Pelotas, em casa. Neste sábado, o Azuriz faz um confronto direto contra o Joinville, vice-líder com quatro pontos. O jogo será às 16 horas, na Arena Joinville.
Série C
O Maringá pode assumir a liderança da Série C do Campeonato Brasileiro. Neste sábado, o Dogão volta a atuar em casa e recebe o Confiança, às 17 horas, no Estádio Willie Davids, na abertura da terceira rodada. Na Série C, cinco times dividem a liderança com sete pontos: Londrina, Ituano, Maringá, Ponte Preta e Brusque. O Dogão é o terceiro colocado e vem de um bom empate com o Atlético-MG, pela Copa do Brasil.
Créditos: Luciano Neves