RESULT

Cascavel terá reforço de 28 novos GMs e estado com 2,6 mil militares

Coronel Hudson anunciou que um novo edital já está sendo elaborado para contratação de 2 mil policiais e 600 bombeiros através de concurso público

Por Eliane Alexandrino

Cascavel terá reforço de 28 novos GMs e estado com 2,6 mil militares Créditos: Eliane Alexandrino

Após a onda de violência praticada por pessoas em situação de rua em Cascavel, além da agressão provocada por um morador de rua que assassinou brutalmente o jovem Luis Loureço, 35, morto a golpes de bastão no dia 26 de março, o governo municipal une forças para combater a criminalidade no município. 

O prefeito Renato Silva  (PL) anunciou que irá reforçar  a Guarda Municipal com contratação imediata de novos profissionais para contribuir com a segurança da cidade. 

“Estamos chamando 28 novos guardas municipais e vamos investir ainda mais. Para que realmente a gente possa continuar morando em Cascavel podendo ir e vir tranquilamente. Estamos unidos com todo o sistema de segurança e manteremos a nossa cidade segura”, ressalta. 

Durante a coletiva o Secretário de Segurança Pública, Coronel Hudson Leôncio Teixeira afirmou que um novo edital  já está sendo elaborado para a realização do concurso público de 2,6 mil vagas para PM e Bombeiros, além de uma possibilidade de manter policiais aposentados na ativa. 

“Nós temos um edital que já foi publicado na semana passada para contratação de 2 mil policiais militares, além da contratação de 600 bombeiros militares. Também temos a criação em andamento na Alep [Assembleia Legislativa do Paraná] para a comissão do Policial Designado que é a possibilidade de o policial aposentado permanecer trabalhando, um total de 600 vagas, então são ao todo 2,6 mil policiais que serão inseridos em 2026 no Paraná.  Nós tivemos a formação nesta semana de mais 500 policiais penais. A polícia civil também está concluindo a formação de delegados e agentes de polícia judiciária, são mais policiais civis sendo contratados”, ressalta.  

Na ocasião Hudson também destacou que os índices de criminalidade em Cascavel tiveram redução de 56% nos homicídios nos primeiros três meses de 2025 e roubos foram 20% de redução se comparado com o trimestre do ano passado.

O deputado estadual Gugu Bueno (PSD) também esteve presente na coletiva e comentou sobre a importância de unir forças para manter a cidade em segurança.

“Justamente por conta deste sentimento de insegurança da população que nós convidamos o secretário de segurança do estado que pudesse participar conosco  aqui em Cascavel, para reforçar esse alinhamento do governo do estado com as políticas públicas do município para que a gente possa a fazer esse enfrentamento. Claro que existe uma questão social envolvida nesta questão de pessoas em situação de rua. Hoje Cascavel oferece várias opções para aqueles que querem ser cuidados e quem não quer  deve ser tratado como bandido. Tenho certeza que todo o investimento que o governo do estado tem feito, e com a força municipal temos condições de dar paz a nossa população”, destacou. 

Já o deputado estadual Marcio Pacheco (PP) lamenta o ocorrido com o jovem assassinado, e se dispôs a contribuir com políticas públicas através do seu trabalho na ALEP.

“Nós estamos aqui para demonstrar que estamos unidos e dar apoio. Sou também presidente dos gestores de segurança pública que é justamente promover a integração das forças da segurança pública de Cascavel. Neste caso de maneira especial é um caso bastante atípico e que não deve nortear o sentimento da população, com sentimento de segurança. Essa reunião aqui é uma resposta e nós estamos aqui para ajudar. Com o deputado estou aqui para contribuir, pensar em políticas públicas e com estrutura quando for necessário. Sentimentos muito pelo o que aconteceu na semana passada, mas Cascavel tem segurança e estamos aqui para isso”, finaliza Pacheco. 

O Juiz da Vara de Execuções Penais de Cascavel, Leonardo Ribas Tavares também participou da reunião organizada pela prefeitura. O magistrado disse que a legislação atual não favorece o combate à criminalidade, além da complexidade da execução das leis.

“Defendo a ideia de um atendimento multidisciplinar e um trabalho integrado para resgatar aqueles que queiram ser resgatados. A abordagem do legislador federal foca na repressão à criminalidade sem se preocupar na pena e na tentativa de ressocialização. Além de aumentar as penas de crimes, como feminicídio com até 40 anos, por exemplo. É mais eficaz uma pena seja cumprida”, destacou. 

Reunião na Acic

O Secretário de Segurança de Estado, Coronel Hudson Teixeira também participou de uma reunião na ACIC (Associação Comercial e Industrial de Cascavel) com objetivo de alinhar um planejamento mais detalhado das ações integradas das forças de segurança ao longo deste ano, com foco em redução de ocorrências de homicídios, roubos, feminicídios e violências contra a mulher. 

Operação Vigilância

Em apenas um dia da Operação Vigilância, a Polícia Militar de Cascavel em conjunto com os batalhões de Toledo, Francisco Beltrão e Foz do Iguaçu, apresentou resultados positivos na região.  Ao todo 148 pessoas foram abordadas e 31 veículos fiscalizados, 6 pessoas presas com envolvimento por tráfico de drogas. Durante as abordagens foram apreendidos também R$ 7.979,00 em espécie. De acordo com a PM, o patrulhamento deve continuar nos próximos dias na cidade. 

Eliane Alexandrino/ Por Gazeta do Paraná