Cascavel terá que ‘matar um Leão por dia’ na Série D

Cascavel tem jogo decisivo contra o Cianorte neste sábado (12) pela antepenúltima rodada da Série D

Por Luciano Neves

Cascavel terá que ‘matar um Leão por dia’ na Série D Créditos: Assessoria Cascavel

Para o Cascavel não tinha momento pior para um confronto contra o Cianorte. As duas equipes jogam neste sábado (12), às 15h30, no Estádio Olímpico Regional, pela 12ª rodada da fase classificatória da Série D do Campeonato Brasileiro. O confronto entre os dois representantes do interior adquiriu requintes de clássico paranaense. Só para se ter uma ideia, esta é a terceira edição da Série D que Cascavel e Cianorte se cruzam. E a Serpente Aurinegra jamais conseguiu derrotar o Leão do Vale do Ivaí por essa competição.

Em cinco jogos até agora, foram dois empates e três vitórias do Cianorte. Em 2021, os dois primeiros confrontos pela Série D ocorreram no mata-mata. E o Leão do Vale abocanhou a Serpente com uma vitória por 3 a 0, em pleno Olímpico. No ano passado, dois novos duelos: vitória do Cianorte no Olímpico por 2 a 1 e empate no Albino Turbay. No duelo do primeiro turno, em Cianorte, nova vitória do Leão do Vale por 3 a 0. Inclusive, este foi o segundo jogo entre os dois times na temporada. O Cianorte também foi o vencedor do confronto pela primeira rodada do Campeonato Paranaense, também no Albino Tubay. A última vitória cascavelense ocorreu pelo Estadual do ano passado, quando fez 1 a 0 sobre o Cianorte, no Olímpico. Logo, o Cascavel acumula quatro jogos sem vitória no clássico.

Quebrar essa sequência negativa no retrospecto é fundamental para as pretensões do time de Tcheco, que chegou a cinco jogos sem vitória na Série D. A última vitória ocorreu no dia 24 de maio, quando fez 3 a 1 sobre o Operário do Mato Grosso do Sul. Ou seja, o Cascavel não sabe o que é ter um resultado positivo há um mês e meio.

A sequência negativa empurrou o time para fora do G-4 do Grupo A7. A derrota para a Inter de Limeira no sábado passado deixou o time no quinto lugar com 14 pontos. O Cascavel foi ultrapassado pelo próprio Cianorte, que subiu para o segundo lugar com 16. No entanto, essa chave ainda está embolada. O G-4 tem Uberlândia e Goiatuba, ambos com 15 pontos. Detalhe: além do Cianorte, o Cascavel irá enfrentar justamente esses dois concorrentes diretos nas rodadas posteriores. Nessas três últimas rodadas, o Cascavel fará dois jogos em casa e um como visitante. Na prática, o time só depende de si para ficar com uma das quatro vagas. Se derrotar o Cianorte no confronto direto, o time de Tcheco volta para o G-4. É por isso que o treinador aumenta a importância do jogo deste sábado, em casa. “Chegamos numa reta final de primeira fase e, pelo potencial que nós temos, imaginávamos estar numa situação um pouco melhor na tabela. Os quatro empates consecutivos que nós tivemos nos deixaram numa condição que não imaginávamos. Tínhamos chances reais de somar pelo menos mais quatro pontos nessa sequência, o que nos deixaria numa condição um pouco mais tranquila. Mas acredito que a situação ainda é favorável porque, dos três jogos que nos restam, dois serão em casa. A gente vencendo o próximo adversário, pensamos nisso e estamos trabalhando para isso, a gente passa eles na tabela e nos restarão os dois últimos adversários, que também são confrontos diretos”, disse Tcheco.

O treinador trabalhou de maneira intensa ao longo desta semana visando encontrar as melhores peças para o confronto contra o Cianorte. Isso porque o time tem dois desfalques importantes no ataque. Tcheco perdeu Andrés Molinas e Luís Araújo, ambos por lesão. Mas ele terá o retorno de Josiel. Brener também retorna e é uma opção para o meio. Na defesa, o treinador segue sem poder contar com Paulo Victor. Mas Serafini, que ficou de fora do confronto contra a Inter de Limeira, suspenso, volta ao time.

 

Sub-20

O time Sub-20 do Cascavel também terá um jogo decisivo no Estádio Olímpico Regional neste fim de semana. Os Piás do Ninho, comandados pelo técnico Cesar Bueno, fazem a partida de volta das semifinais do Campeonato Paranaense da categoria e recebem o Coritiba. A partida será neste domingo (13), às 15 horas. No jogo de ida, realizado no último fim de semana, na Capital do Estado, os dois times empataram em 1 a 1, o que pode até ser considerado um bom resultado, já que o Cascavel tem a vantagem de fazer o jogo de volta em casa. No entanto, o time só chegará na final se vencer o jogo deste domingo. Em caso de um novo empate, a disputa da vaga será nos pênaltis. A partida também vale para o Cascavel uma vaga na Copa do Brasil da categoria em 2026. Com a atual campanha no Estadual, o Cascavel se garantiu na próxima Copa São Paulo de futebol júnior. “É um jogo muito importante para a nossa categoria. Além de valer uma vaga na final do Paranaense, também pode nos colocar na Copa do Brasil Sub-20 do ano que vem, o que seria algo inédito. Já temos a vaga para a Copinha 2026 e queremos seguir fazendo história”, reforçou o técnico César Bueno.

Créditos: Luciano Neves Acesse nosso canal no WhatsApp