corbelia setembro

Stock Car define primeiro campeão da era SUV neste fim de semana

Felipe Fraga e Gaetano Di Mauro vão lutar pelo título em fim de semana que vai marcar o desfecho do campeonato em meio a outros grandes atrativos em Interlagos

Por Luciano Neves

Stock Car define primeiro campeão da era SUV neste fim de semana Créditos: Rafael Gagilano

A 12ª e última etapa da temporada 2025 da Stock Car Pro Series será realizada no Autódromo Internacional José Carlos Pace, neste fim de semana, e representará um marco histórico com a definição do 47º campeão da principal categoria do automobilismo brasileiro e o primeiro sob a nova era de carros da geração SUV. Em meio a uma intensa programação, que contemplará a corrida sprint neste sábado (13) e a prova principal da rodada derradeira do campeonato, neste domingo (14), além da realização das etapas finais do ano na BRB Fórmula 4 Brasil, TCR South America, TCR Brasil, Turismo Nacional e o campeonato virtual E-Stock, os companheiros de equipe Eurofarma RC, Felipe Fraga e Gaetano Di Mauro, serão os protagonistas de uma jornada única para decidir quem levantará o Troféu dos Campeões, tradição instituída pela Stock Car desde 2022.

Os números atestam o protagonismo de Fraga e Gaetano ao longo do campeonato. Na mesma Interlagos que pode consagrá-lo como bicampeão neste fim de semana, o piloto, atualmente com 30 anos, nascido em Jacundá (PA) e criado em Palmas (TO), tornou-se o mais jovem vencedor (logo na sua estreia, aos 18 anos, em 2014) e o mais jovem campeão da história da Stock Car (aos 21, em 2016). Na atual temporada, Felipe conquistou duas vitórias — uma delas na abertura do calendário, em maio, também em Interlagos —, subiu oito vezes ao pódio, marcou duas poles e levantou o Troféu Man of the Race de maior pontuador em quatro oportunidades.

Assim como Fraga, Gaetano Di Mauro faz sua primeira temporada correndo pela Eurofarma RC, equipe liderada por Rosinei Campos, o ‘Meinha’, e que faturou por antecipação seu 13º título na categoria, em Brasília (DF), há menos de duas semanas. Consagrado no kartismo, o paulista de 28 anos está na Stock Car desde 2018, mostrou seu talento desde então, mas também teve muita resiliência para lidar com a falta de patrocínio, o que chegou até mesmo a colocar em xeque sua sequência no automobilismo. Pela Eurofarma RC, Gaetano mostrou desde o início ser um postulante ao título: em 2025, é o maior vencedor da temporada, com quatro triunfos, além de ter marcado oito pódios, uma pole e ter sido o melhor pontuador em uma etapa do calendário.

O placar entre os finalistas nesta disputa derradeira do campeonato aponta Fraga com 856 pontos contra 742 de Gaetano. Ao todo, um fim de semana de etapa da Stock Car distribui 137 tentos (80 pelo triunfo na corrida principal, 55 pela vitória na sprint e mais dois pontos extras pela pole position). Desta forma, Di Mauro poderá alcançar um máximo de 879 pontos caso gabarite a Super Final. Portanto, entre as combinações possíveis, bastará a Fraga somar 24 pontos — o equivalente a um 12º lugar na sprint ou a dois 20º lugares, nas provas de sábado e domingo —, independentemente dos resultados do companheiro de equipe, confirmar a conquista do bicampeonato. No caso de Gaetano, somente uma jornada perfeita em Interlagos, combinado a um grande e inesperado revés do companheiro de equipe, o colocaria na rota para seu primeiro título na Stock Car. De acordo com o regulamento desportivo, não há aplicação do lastro de sucesso e tampouco pontuação dobrada na etapa final do campeonato.

A definição do título do campeonato é o principal embate do fim de semana da Stock Car em Interlagos, mas há outras batalhas em curso neste desfecho de temporada. Em campanha ascendente e vindo de uma jornada histórica em Brasília, Nelson Piquet Jr. (Scuderia Bandeiras Sports) acelera em São Paulo em terceiro lugar no campeonato, com 666 pontos. Nelsinho tem a possibilidade até mesmo de fechar a temporada como vice-campeão.

Créditos: Assessoria Acesse nosso canal no WhatsApp