Cascavel tem maior renovação de frota da Saúde da história
Com investimento de mais de R$ 3,7 milhões, Município recebe 24 veículos, resultado da união de esforços entre governos Federal, Estadual e de vereadores
Por Gazeta do Paraná

Em um marco histórico para o fortalecimento do sistema público de saúde, a Prefeitura de Cascavel realizou nesta terça-feira (29) a maior entrega de veículos já registrada pela Secretaria Municipal de Saúde. Ao todo, 24 novos automóveis foram incorporados à frota municipal, um investimento de R$ 3.723.800,00 viabilizado por meio de recursos dos governos Federal e Estadual, além de emendas impositivas de alguns vereadores.
Foram entregues 7 ambulâncias, 3 utilitários, 12 veículos hatch, 1 van e 1 caminhonete Triton. Os veículos atenderão diretamente áreas como o Transporte Sanitário Eletivo, UPAs, Unidades de Saúde da Família, PMI (Programa Municipal de Imunização), Programa Ninar e Vigilância Ambiental.
O prefeito Renato Silva destacou a importância da articulação política e do compromisso coletivo para essa conquista. “Nada melhor que uma estrutura nova, que motive os profissionais e traga dignidade a quem precisa ser atendido. Estamos felizes por dar esse passo tão importante para a Saúde de Cascavel. Temos que agradecer aos deputados, vereadores e secretários envolvidos nessa articulação. É dinheiro do povo em benefício do povo. Renovar a frota é dar mais conforto e qualidade de vida às pessoas que dependem desse serviço”.
Os novos veículos chegam não apenas para renovar, mas também para ampliar a frota. Com as novas aquisições, a frota de ambulâncias passará a contar com 22 veículos, todos praticamente novos, reduzindo os custos de manutenção e garantindo maior disponibilidade para o transporte de pacientes, tanto para tratamentos fora de casa quanto para transportes internos, como realização de exames específicos e cirurgias.
Segundo o secretário de Saúde, Ali Haidar, os veículos serão distribuídos conforme as demandas específicas de cada programa e unidade. “As ambulâncias, por exemplo, chegam para substituir veículos que já devem ser desativados, mas também ampliar o número de atendimentos. A caminhonete será destinada à Vigilância Ambiental para o trabalho de combate ao Aedes aegypti. E o Programa Ninar, que antes fazia entregas de imunizantes com veículos convencionais, agora contará com um veículo adequado para esse tipo de transporte”, detalha.
A entrega dos veículos representa o resultado de um esforço colaborativo. Contribuíram diretamente com recursos e emendas os deputados federais Nelsinho Padovani e Carol Dartora, os deputados estaduais Márcio Pacheco e Fábio de Oliveira, o secretário de Estado da Saúde Beto Preto, por meio do programa Provigia, da Secretaria Estadual de Saúde (SESA), além dos ex-vereadores Beth Leal, Pedro Sampaio e Melo do Pastel e dos vereadores Cidão da Telepar e Sadi Kisiel.
O repasse do deputado federal, Nelsinho Padovani, será utilizado pelo Setor de Endemias, que tem grande papel no combate à dengue e à chikungunya, em Cascavel. "A gente sabe que quando tem um surto dos mosquito traz um problema, principalmente para a população carente, então, essa entrega hoje para Endemias é uma satisfação", pontua.
O deputado estadual, Márcio Pacheco, celebra o avanço para o Município. "Estamos aqui para celebrar mais uma grande conquista, de maneira especial neste dia para a nossa cidade de Cascavel. Estou muito feliz, é o meu papel como deputado estadual cuidar das cidades. Alegria também de sempre estar junto nessa sintonia com a gestão municipal: cuidar das pessoas é o que os cidadãos esperam. A população merece todo o nosso empenho", frisa.
Os novos veículos já começarão a ser utilizados pelas equipes nas próximas semanas, após serem finalizados os trâmites de documentação.
Secom
