Cascavel quer escalar o ‘monte’ da Série D do Brasileiro
Serpente Aurinegra encara o Monte Azul, neste sábado (17), pela quinta rodada da Série D, pela quinta rodada
Por Luciano Neves

O Cascavel tem o propósito de embalar na Série D do Campeonato Brasileiro após a primeira vitória na competição. No sábado passado, no Olímpico, o time do técnico Tcheco derrotou a Inter de Limeira por 2 a 0. Em casa, o time terá outros seis jogos nesta Série D. Ou seja, com base nisso, é possível fazer um cálculo da possibilidade de classificação. Se manter os 100% de aproveitamento nas partidas diante da torcida, a Serpente Aurinegra pode conquistar uma das quatro vagas do Grupo A7 para o mata-mata. Mas para quem quer conquistar o acesso não pode se apegar apenas ao fator casa. É preciso beliscar alguns pontinhos na condição de visitante.
Portanto, o Cascavel levou consigo a esperança de conquistar a primeira vitória fora de casa nesta temporada. Neste sábado (17), o time de Tcheco encara o Monte Azul, às 15 horas, na abertura da quinta rodada. O jogo será às 15 horas, no Estádio Otacília Patrício Arroyo, em Monte Azul Paulista. Como visitante, este será o nono jogo do Cascavel na temporada. Até agora, a equipe teve quatro empates e quatro derrotas. No entanto, não vence fora do Olímpico há mais de um ano. A última vitória fora foi no dia 27 de abril do ano passado, quando derrotou o Avenida por 2 a 1, pela Série D. Ou seja, o jejum como visitante é bem mais amplo. São 14 partidas sem vencer fora de casa. O próprio Tcheco reconhece que as cobranças no universo do futebol são muitas. “Nós tínhamos essa cobrança para buscar a primeira vitória. Assim que conseguimos superar a Inter já veio a cobrança por vencer fora de casa”, disse o treinador cascavelense.
Se bem que a cobrança para os lados do Monte Azul é ainda maior. O time, um dos dois paulistas no Grupo A7, é o lanterninha com apenas três pontos. E é também o único time que ainda não venceu na chave. Em quatro jogos, teve uma derrota e três empates. Os dois últimos resultados de igualdade foram contra a Inter de Limeira e contra o líder Cianorte.
Subida
O Grupo A7 é um dos mais equilibrados da Série D. O Cascavel aparece no sétimo lugar com sete pontos, quatro a menos que o líder Cianorte. E fará um confronto direto contra o Monte Azul, que tem três pontos. Aliás, a quinta rodada é cheia de confrontos diretos. O Cianorte volta a jogar em casa e recebe a Inter de Limeira, também às 15 horas, no Albino Turbay. O Leão do Vale do Ivaí está invicto na chave e soma oito pontos. Se vencer o confronto se mantém na liderança isolada. A derrota para o Cascavel na rodada passada deixou a equipe paulista na segunda posição com sete pontos. Isso significa que, em caso de vitória, o Cascavel pode dar um salto na tabela. A equipe pode dormir na terceira colocação se conquistar o resultado positivo, com boas possibilidades de terminar dentro do G-4. Aí terá que aguardar o fechamento da rodada, já que os outros dois jogos da chave serão no domingo. O Goiatuba, quinto com quatro, recebe o Operário-MG, quarto com cinco pontos. O jogo será no Divinão, às 16 horas. Também no domingo, às 17 horas, o Itabirito, que ocupa o terceiro lugar com seis pontos, faz um duelo de mineiros contra o Uberlândia, que ocupa a sexta posição também com quatro.
Esperança?
Contra a Inter de Limeira, que estava invicta, Tcheco optou por uma escalação bem ousada e bastante ofensiva. Foi uma espécie de 3-3-4. Detalhe: o trio defensivo teve apenas um zagueiro de ofício, Guilherme, que estreou com a camisa do clube. Ao lado dele, os laterais Serafini e Paulo Victor. À frente da zaga, destaque para os volantes Peçanha e Lucas Lourenço, com Robinho na articulação. E no ataque, Vini Moura foi um extremo pela direita, Luis Araújo, um extremo pela esquerda, com Josiel atuando mais na meia e Michel no comando de ataque. É possível que Tcheco abra mão desta formação e deixe o Cascavel um pouco mais defensivo. Isso porque, o treinador terá uma mudança forçada. Não conta com Josiel que foi expulso. Ele até pode manter o trio de zagueiros, mas a variação tática pode ser um 3-4-3, com um homem a mais no meio-campo.
Rodada
Pelo Grupo A8, que tem o terceiro integrante paranaense, o Azuriz necessita da recuperação, já que sofreu duas derrotas nos dois últimos jogos. A Gralha Azul terá outro duelo contra catarinenses e, neste domingo (18) joga contra o Marcílio Dias, às 15 horas, no Gigantão das Avenidas. O Azuriz foi superado pelo Joinville por 1 a 0, fora de casa. Mas no último fim de semana foi superado pelo Barra por 1 a 0, dentro de casa. Na tabela, caiu para o terceiro lugar e terá pela frente o Marcílio, que aparece na sexta posição com cinco. No Grupo A8, a liderança pertence ao Barra, que tem nove pontos. O Joinville é o segundo com sete e o São Luiz fecha o G-4, também com seis pontos.
Créditos: Luciano Neves