Cascavel Futsal se mantém no G-8 da Liga Nacional
Na última segunda-feira, a Serpente Tricolor goleou o Joaçaba por 5 a 1 e acabou com a sequência negativa
Por Luciano Neves

O Cascavel Futsal tem um propósito na fase classificatória da Liga Nacional. Quer terminar essa etapa da competição entre os oito primeiro colocados na tabela. O time conseguiu isso nas edições de 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023. Inclusive, no ano do título, em 2021, teve a segunda melhor campanha da primeira fase, o que fez o Cascavel Futsal fazer o jogo de volta da grande final em casa. Mas no ano passado, a Serpente Tricolor avançou para as oitavas de final fora do G-8. Desse modo, cruzou com o Pato Futsal e foi eliminado nas oitavas.
Neste ano, o time de Deividy Hadson tem se mantido no G-8. A posição estava ameaçada em virtude da sequência de quatro jogos sem vitória, a pior sequência na temporada. Três desses jogos foram pela Liga. O Cascavel Futsal acabou com o jejum na última segunda-feira, quando goleou o Joaçaba por 5 a 1, no ginásio da Neva, pela 17ª rodada. Na tabela, o Cascavel Futsal é o segundo melhor paranaense e aparece no oitavo lugar com 29 pontos, um a menos que o Campo Mourão, que tem 30 pontos. Mas a Serpente Tricolor tem um jogo a menos que o concorrente. Logo tem o melhor aproveitamento entre os paranaenses. Em 16 jogos pela Liga, a equipe tem oito vitórias, cinco empates e apenas três derrotas. O Campo Mourão tem um empate a mais. O aproveitamento do Cascavel Futsal na Liga com 60,4%. Já o Campo Mourão tem um aproveitamento de 58,8%.
Outra situação significativa da vitória da última segunda-feira. O número mágico da Liga Nacional é 28 pontos. Com essa pontuação, o time se garante nas oitavas de final. Isso tomando como base a classificação das duas edições da Liga Nacional nos anos anteriores, que também tiveram a participação de 24 equipes.
Para o Cascavel Futsal, restam ainda sete partidas na fase classificatória da Liga para se garantir no G-8. Destes, apenas três serão no ginásio da Neva. Em casa, a Serpente Tricolor irá duelar contra o São José, o próximo como mandante no dia 31 de agosto, o Magnus Sorocaba e o São Lourenço. E terá quatro jogos fora. Jaraguá, partida atrasada da oitava rodada, Atlântico de Erechim, Carlos Barbosa e Blumenau, na última rodada.
Na próxima sexta-feira (22), pela 18ª rodada, a Serpente Tricolor tem uma parada dura justamente contra o Atlântico, no Rio Grande do Sul.
Créditos: Luciano Neves