Timão duela com o Bahia pelo Brasileiro neste sábado

Corinthians e Bahia se envolveram numa polêmica esta semana por um jovem jogador

Por Luciano Neves

Timão duela com o Bahia pelo Brasileiro neste sábado Créditos: Rodrigo Coca

O Campeonato Brasileiro está passando da metade e, neste sábado (16), será aberta a 20ª rodada da competição, a primeira do segundo turno. O Corinthians recebe o Bahia às 21 horas, na Neo Química Arena. O Corinthians vem de uma derrota para o Juventude, por 2 a 1, em Caxias do Sul, e vive um momento ruim no Brasileirão. O Timão não vence há cinco jogos e ganhou somente uma das últimas cinco partidas disputadas no torneio. A equipe de Dorival Júnior, portanto, ocupa o 13º lugar da tabela de classificação, com 22 pontos, a seis da zona de rebaixamento. Já o Bahia não perde há sete jogos na Série A, mas acumula dois empates consecutivos. O Tricolor de Aço, comandado por Rogério Ceni, é o quarto colocado da competição com 30 pontos, dez abaixo do líder Flamengo.

A saída de Kauê Furquim para o Bahia causou revolta na diretoria do Corinthians. O clube publicou uma nota oficial sobre o caso alegando aliciamento “ilícito e imoral” do Tricolor de Aço a joia e promete ir à Fifa. “O Sport Club Corinthians Paulista, ao longo de sua centenária história, tem como um de seus valores o respeito para com as instituições de relevância esportiva e cultural, sejam elas do Brasil ou do exterior. Repudiamos, veementemente, o aliciamento ilícito e imoral do jogador Kauê Furquim, formado nas categorias de base do Corinthians, em trama envolvendo o City Football Group e o Esporte Clube Bahia”, postou o Timão.

O Corinthians ainda diz que em nenhum momento foi comunicado pelo Bahia sobre o interesse no jovem atacante de 16 anos. O clube alvinegro estuda medidas jurídicas e levará o caso à Fifa e à CBF. “Em nenhum momento o Corinthians foi comunicado sobre o interesse na negociação do jogador. Estudaremos os caminhos jurídicos necessários e possíveis para punir os responsáveis e apelaremos à CBF e à Fifa para que a justiça seja feita”.

 

Fluminense

O Fluminense abre a 20ª rodada do Brasileirão e volta a jogar em casa. Recebe o Fortaleza, às 16 horas, no Maracanã, no Rio de Janeiro. Na tabela, o Flu é o nono com 24 pontos. E o Leão do Pici está ameaçado pelo rebaixamento. Começa o segundo turno com 15 pontos, na 18ª colocação. Detalhe: no Z-4 todos têm jogos a menos, mas o Fortaleza é o único com 18 jogos no nacional. Vasco, 17º colocado com 16 pontos, Juventude, 19º com 14 e Sport, lanterninha com nove, fizeram 17 jogos na competição. Flu e Leão entram em campo com os olhares para as competições continentais. Na próxima terça, o Fluminense faz o jogo de volta das oitavas da Copa Sul-Americana contra o América de Cali, também no Maracanã. Já o Leão do Pici tem um compromisso bem mais complicado e visita o Vélez Sarsfield, pelas oitavas da Libertadores da América. 

 

São Paulo encara o Sport 

Neste sábado (16), em confronto válido pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, o São Paulo visita o Sport, na Ilha do Retiro, às 18h30. O Tricolor chega embalado por cinco vitórias seguidas na competição nacional. Nos mata-matas, entretanto, a equipe de Crespo tem oscilado, uma vez que foi eliminada pelo Athletico-PR na Copa do Brasil e, na Libertadores, sofreu para segurar um empate em 0 a 0 contra o Atlético Nacional em solo colombiano. Já pelo Brasileirão, o São Paulo venceu o Vitória por 2 a 0 no último sábado, resultado que levou o clube paulista à sétima colocação, com os mesmos 28 pontos do Mirassol, primeiro time dentro do G-6. A partida contra os baianos marcou também o retorno do atacante Lucas, que não jogava desde maio por lesão no joelho. Apesar de vencer por 1 a 0 sua última partida no Campeonato Brasileiro, contra o Grêmio, em pleno Rio Grande do Sul, a fase do Sport continua ruim. O Leão amarga a lanterna do torneio, com apenas nove pontos e somente um triunfo.

 

Mais jogos

A rodada do Brasileirão tem mais jogos neste sábado. O Ceará recebe o Bragantino, às 16 horas, no Castelão. Vitória e Juventude fazem um confronto direto contra o rebaixamento, no Barradão, às 18h30. O time gaúcho vem de vitória sobre o Corinthians, mas segue na vice-lanterna. O Leão Baiano precisa vencer para não correr o risco de entrar na zona da degola nesta rodada.

Créditos: Gazeta Esportiva Acesse nosso canal no WhatsApp